São Paulo, quinta-feira, 09 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Juiz nos EUA decide não cobrar dívida de consulado brasileiro em San Francisco
Um juiz norte-americano decidiu ontem não obrigar o consulado brasileiro em San Francisco a pagar uma dívida, sob a alegação de que poderia criar um incidente diplomático. No entanto, criticou a repartição brasileira, ao afirmar que a recusa em quitar o débito seria uma atitude "não-diplomática". A informação é da agência de notícia Reuters.
O juiz Vaughn Walker deu razão ao consulado porque o governo americano se disse preocupado com a possibilidade de o caso levar a disputa diplomática.
O caso é de 1997, quando o consulado fez um contrato de leasing de uma copiadora. Os pagamentos são devidos à Copelco, hoje parte do Citigroup. A empresa diz que o consulado deve US$ 8.196 mais US$ 30.553 em juros e honorários legais.
A Reuters afirma que tentou ouvir o consulado brasileiro em San Francisco e a embaixada do país em Washington, mas não obteve resposta. (DA REDAÇÃO)

Texto Anterior: Raridade
Próximo Texto: Pesquisa: Só 1,7% das indústrias promovem inovações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.