|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
FINANÇAS
De acordo com a Febraban, movimentações virtuais já respondem por 13% do total; emissões de cheques recuam
Transações de internet banking crescem 40%
EPAMINONDAS NETO
DA FOLHA ONLINE
As transações bancárias por
meio dos sites de internet banking
cresceram 40,4% entre 2003 de
2004 e já respondem por 13% do
total das movimentações dos
bancos, segundo pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de
Bancos) que será divulgada oficialmente no próximo dia 15.
Entre 2000 e 2003, esse percentual mal chegava a 10%. Somente
o número de usuários aumentou
55% no período.
Dois fatores principais explicam
a adesão dos correntistas à internet, segundo os bancos: melhora
na segurança dos sites e na oferta
e facilidade de serviços.
O estudo mostra ainda que as
transações bancárias feitas em lojas, padarias, agências de correio e
lotéricas crescem: representavam
2,7% do total das movimentações
em 2003 e saltaram para 3,9% no
ano passado. Esses estabelecimentos são conhecidos por correspondentes bancários e são alvo
de iniciativas dos grandes bancos.
Marques diz acreditar que o
avanço do internet banking esteja
apenas no começo. "Hoje, mesmo
o menor município do Brasil já
tem um correspondente bancário, em que o cliente passa o cartão e paga suas contas."
Na mão inversa, a pesquisa da
Febraban apresenta uma realidade já experimentada por muitos
clientes: caiu a participação das
transações feitas nos caixas antigos, nos serviços de "call center" e
na emissão de cheques em papel.
As primeiras representavam
16,9% do total em 2003 e recuaram para 12% em 2004. Já no caso
dos atendimentos telefônicos, representavam 5% em 2003 e passaram para 3,8% no ano passado.
No caso dos cheques, o número
de compensações caiu 6,2% de
2003 para 2004.
Segundo o consultor Luís Marques, um dos responsáveis pela
pesquisa, o mercado trabalhou
para ampliar o uso da ferramenta.
"Os bancos fizeram uma montagem de sites com a inclusão de um
número muito grande de novos
serviços, como o agendamento de
pagamentos, que é um tipo de serviço ao qual antes você não tinha
acesso", disse.
A pesquisa da Febraban não
traz dados sobre fraudes em sistemas de internet banking nem informa quanto os bancos investiram no quesito segurança.
O consultor, no entanto, afirma
que alguns estudos mostraram
também o crescimento significativo de fraudes nos sistemas de internet. "A velocidade de reação
dos bancos ainda não acompanhou o grau de iniciativa dos bandidos virtuais", afirma. Ele ressalta que o item "proteção" está entre as prioridades dos bancos, que
investiram R$ 4,21 bilhões em novas tecnologias, sendo a maior
parte (R$ 2 bilhões) em hardware
e no desenvolvimentos de sistemas de gestão (R$ 1 bilhão). O restante foi investido em telecomunicações e na melhoria da rede de
atendimento.
Texto Anterior: Queda do dólar levou os bancos ao euro, diz BC Próximo Texto: Banco espanhol venderá ações que tem do Itaú Índice
|