São Paulo, quarta-feira, 09 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fed pode estender ajuda a bancos e quer restrição a hipotecas

BC dos EUA sinaliza que manterá linha de crédito a instituições financeiras até 2009 e diz que regras para empréstimos mudarão

Ben Bernanke diz que novas regras para hipotecas devem restringir especialmente as de alto custo para pessoas de crédito ruim, as "subprime"


DA REDAÇÃO

Os mercados financeiro e imobiliário, os mais atingidos pela crise nos EUA, devem continuar recebendo ajuda do Fed (Federal Reserve, o BC americano). O presidente da entidade, Ben Bernanke, sinalizou que a linha de crédito de emergência para bancos será estendida até 2009 e disse que novas regras hipotecárias serão anunciadas na próxima semana.
Sem dar muitos detalhes, Bernanke disse que o Fed vai divulgar novas regras para os empréstimos que devem restringir alguns modelos de hipotecas, "especialmente" os de alto custo para pessoas com crédito ruim. As hipotecas "subprime" (para pessoas com histórico ruim de pagamento) são consideradas o epicentro da atual crise, iniciada no segundo semestre de 2007.
Ele afirmou ainda que o BC americano estuda manter até o ano que vem a linha de empréstimo para bancos iniciada em março para ajudar nos problemas de liquidez no mercado, no período em que o banco de investimento Bear Stearns quase quebrou -a instituição foi adquirida pelo JPMorgan Chase. O programa, inicialmente, deveria durar até setembro.
"Estamos atualmente monitorando atentamente os desenvolvimentos nos mercados financeiros e considerando várias opções, como a extensão, para além do final do ano, da duração do nosso instrumento para operadores primários [a linha de crédito emergencial], caso as incomuns e exigentes circunstâncias atuais continuem a prevalecer", disse, sinalizando que a crise deve continuar em 2009.
As declarações de Bernanke foram consideradas um dos pontos que ajudaram as Bolsas americanas a terem um dos seus melhores dias nas últimas semanas. O principal índice da Bolsa de Nova York, o Dow Jones, subiu 1,36% e teve a sua maior alta desde 13 de junho, quando se expandiu em 1,37%.
Bernanke também falou que o Fed deveria ter um papel maior na supervisão dos bancos de investimento, em uma tentativa de prevenir novas turbulências nos mercados financeiros. Para que isso ocorra, o Congresso americano precisa aprovar a ampliação dos poderes do banco central.
"Tornar o Fed mais formalmente responsável pela promoção da estabilidade financeira só faz sentido se os poderes da instituição são coerentes com as suas responsabilidades." Para Bernanke, o BC dos EUA deveria ter mais poderes para coletar informações e exercer controle sobre os bancos de investimento.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Abeiva: Venda de carros importados cresce 249% no 1º semestre
Próximo Texto: Veículos: Fiat suspenderá por 3 semanas parte da produção na Itália
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.