São Paulo, quinta-feira, 09 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Proposta é de sindicato

Lula diz que estudará parcelar dívida da Varig

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em reunião não divulgada na agenda oficial do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem a integrantes do SNA (Sindicato Nacional de Aeronautas) e ao presidente da CUT, Luiz Marinho, que pretende estudar a viabilidade de oferecer carência de três anos e parcelamento de 15 anos para o pagamento das dívidas da Varig com o governo federal, apurou a Folha.
De uma dívida total da empresa de R$ 6 bilhões, R$ 4 bilhões estão vinculados a órgãos da União, como BR Distribuidora, Petrobras e Infraero (estatal que administra os aeroportos do país). Procurada, a assessoria de imprensa de Lula não confirmou a reunião até o fechamento desta edição.
A proposta de carência e parcelamento foi entregue oficialmente ontem a Lula pelo SNA, em encontro pela manhã que durou cerca de três horas. Essa reunião foi convocada na última segunda-feira pela própria Presidência da República. "O presidente prometeu estudar a nossa proposta, que pode dar tranqüilidade para a empresa [Varig] e seus funcionários", disse Graziella Baggio, presidente do sindicato, por telefone, no final da tarde de ontem.
Além disso, segundo a Folha apurou, Lula disse aos participantes da reunião que irá convocar nos próximos dias integrantes do Conac (Conselho Nacional de Aviação Civil) para que justifiquem o fato de resoluções aprovadas no ano passado ainda não terem entrado em prática.
As resoluções do Conac, presidido pelo ministro José Viegas (Defesa), buscam estabelecer novas regras para incentivar o setor, entre as quais a revisão de sua carga tributária e um mecanismo que possa baratear os custos dos combustíveis.
Na semana passada, em entrevista no Planalto, Viegas afirmou que, devido a interesses nacionais e estrangeiros na empresa, estava "otimista" em torno de uma solução para a crise da Varig. Não deu prazo, porém, para um solução ao caso. (EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Trabalho: Metalúrgico da CUT já ameaça parar em SP
Próximo Texto: Investimentos: Governo quer que BNDES financie parcerias
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.