São Paulo, quarta-feira, 09 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE GLOBAL

G20 estuda sanção a paraísos fiscais, diz ministra francesa

DA REDAÇÃO

A ministra da Economia, Indústria e Emprego da França, Christine Lagarde, disse ontem que o G20 (grupo que reúne os países mais ricos e os emergentes) estuda quais sanções serão impostas aos paraísos fiscais que se recusarem a fornecer informações a outros Estados. Segundo ela, na reunião de chefes de Estado em Pittsburgh, nos dias 24 e 25 deste mês, o grupo deve discutir mecanismos de punição.
"Para reconstruir o sistema financeiro e baseá-lo na transparência não é concebível deixar zonas de sombra. Não se trata de ingerência, mas de troca de informação para que todos os Estados possam obter as informações necessárias e regular seus mercados", disse, em SP.
A ministra francesa afirmou que o controle dos paraísos fiscais já avançou desde o início da crise, pois mesmo países enquadrados na "lista negra" se dispuseram a rediscutir suas regras. "O que precisamos fazer é continuar trabalhando [...] Se falharmos [no G20], a opinião pública não vai entender o que estamos fazendo."
(VERENA FORNETTI)


Texto Anterior: Mercado: China vai emitir títulos em yuan para investidor externo
Próximo Texto: Energia: Brasil e França lançam acordo de intercâmbio na área nuclear
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.