São Paulo, Quinta-feira, 09 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIMENTO
Grupo foi vendido por US$ 590 mi
Cimpor compra três fábricas brasileiras

da Redação

O grupo português Cimpor anunciou ontem a compra das ações do Grupo Brennand, um conjunto de empresas formado pela Companhia de Cimento Goiás, Companhia de Cimento Atol e Companhia Paraíba de Cimento Portland "Cimepar". O valor do negócio atingiu a cifra de US$ 590 milhões.
O Grupo Brennand é o sexto maior produtor de cimento do Brasil, com atividades no Nordeste e Centro-Oeste. Sua capacidade instalada é de 2,8 milhões de toneladas de cimento. Em 1998, o grupo vendeu cerca de 2 milhões de toneladas, o que representa de cerca 5% do mercado brasileiro.
O Cimpor, líder do setor de cimento em Portugal, iniciou suas atividades no Brasil em 1997, com a compra da fábrica de Campo Formoso, na Bahia, e a aquisição dos negócios na área de cimento da Serrana, com instalações em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
No Brasil, as atividades do Cimpor estão localizadas nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste, com capacidade de produção anual instalada de cerca de 3 milhões de toneladas. Suas vendas em 98 atingiram cerca de 1,7 milhão de toneladas, aproximadamente 4,2% do mercado brasileiro.
Com as aquisições, o Cimpor passa a ocupar o terceiro lugar no ranking nacional do mercado de cimento, atrás dos líderes Votorantim (41,62%) e João Santos (11,5%).
José Leonel da Silva Neto, diretor-presidente do Cimpor do Brasil, disse que a empresa deverá agora investir no setor de concreto. Silva Neto informou que será feita uma análise para saber se haverá necessidade de redução do número de funcionários das empresas adquiridas.
O Cimpor acredita que o Brasil oferece boas perspectivas de crescimento no médio e longo prazo.


Colaborou BEL MOHERDAUI, free-lance para a Folha


Texto Anterior: Impostos: Receita quer cobrar IR de juros sobre empréstimos
Próximo Texto: Aplicações: CDB pós-fixado volta a ganhar espaço
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.