São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRABALHO

Demissões de 206 na fábrica de São Bernardo serão discutidas pelo comitê mundial de funcionários da empresa

Alemães vão negociar cortes da Chrysler

CLAUDIA ROLLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do comitê mundial dos trabalhadores da DaimlerChrysler (dona da marca Mercedes-Benz), Erich Klemm, deve se reunir hoje com a direção da montadora na Alemanha para discutir a demissão de 206 trabalhadores da unidade de São Bernardo do Campo.
A reunião acontece a pedido de representantes dos trabalhadores do Brasil, que querem negociar as dispensas feitas há cerca de duas semanas. A montadora não confirma o encontro na Alemanha.
A DaimlerChrysler demitiu os funcionários após o PDV (Programa de Demissão Voluntária), aberto para reduzir o quadro pessoal, não atingir a meta prevista pela montadora -570 adesões. Desde junho, a empresa anunciou que precisava reestruturar setores administrativos e de apoio à produção para cortar custos e tornar-se mais competitiva.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC vai pedir fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho na fábrica, que estaria convocando funcionários em férias para assumir postos de trabalho de empregados que foram demitidos. Segundo o sindicato, a convenção coletiva dos metalúrgicos impede a interrupção de férias. "A empresa só poderia convocá-los se houvesse uma demanda extraordinária, como uma encomenda urgente e comprovando a necessidade", diz Davi Furtado Meirelles, advogado do sindicato. A montadora informou que verificaria o que ocorreu e que deve esclarecer hoje a situação.
Os demitidos fizeram protesto ontem em frente ao prédio da diretoria da fábrica, informou a comissão de fábrica. "A empresa convocou os trabalhadores para fazer homologação no dia 10, mas estamos orientando que ninguém assine papel nenhum", disse Valter Sanches, da comissão.


Texto Anterior: Mercado financeiro: Bolsa fecha quase estável, em baixa de 0,18%
Próximo Texto: Ação na fronteira: Sacoleiros reprimem fiscalização da Receita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.