|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Justiça do PR suspende leilão de três trechos
FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA
A Justiça Federal no Paraná expediu uma liminar
ontem suspendendo o leilão de três rodovias que
passam pelo Estado, das
sete estradas federais que
devem ser oferecidas hoje
à iniciativa privada.
Os trechos afetados pela
decisão somam 1.200 km,
o equivalente a 46% do total. O governo federal já
entrou com um recurso
contra a decisão.
A liminar foi pedida pelo
Ministério Público Federal no Paraná, que aponta
falhas nos editais da licitação. As rodovias atingidas
são a Régis Bittencourt,
que liga São Paulo a Curitiba, o trecho da BR-116 que
cruza Paraná e Santa Catarina e a BR-101 e BR-376
entre a capital paranaense
e Florianópolis.
Segundo o Ministério
Público Federal, os editais
são vagos e não contêm
metas de melhorias para
longo prazo nas rodovias.
Na ação civil pública que
deu origem ao processo, a
Procuradoria afirma que
as rodovias não teriam
vias alternativas gratuitas
aos pedágios instalados e
que não foi concluída uma
série de audiências públicas sobre as licitações.
A AGU (Advocacia Geral
da União) encaminhou
um recurso contra a liminar ao Tribunal Regional
Federal da 4ª Região, que
vai analisar o pedido.
A assessoria da ANTT
(Agência Nacional de
Transportes Terrestres),
responsável pelo leilão, diz
que o Ministério Público
Federal pede exigências
que só são necessárias em
obras públicas, enquanto
as rodovias licitadas serão
concessões.
À Justiça a defesa da
agência disse também que
não há obrigação legal de
instalação de vias alternativas e que as audiências
públicas correram dentro
da legalidade.
Há duas semanas, o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB),
levantou suspeitas sobre a
licitação das rodovias. Ele
disse que a ANTT usou
nos editais estudos de preços de obras feitos por um
consórcio que vai participar da licitação. A agência
nega a suspeita.
Texto Anterior: Rodovias que vão a leilão receberam só R$ 10 mil Próximo Texto: OMC inicia debate decisivo sobre agricultura Índice
|