São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mantega convoca reunião do G20 para discutir crise

JULIANA ROCHA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

CIRILO JÚNIOR
DA FOLHA ONLINE, NO RIO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou uma reunião do G20 em Washington, no sábado. Foram convidados os ministros da Fazenda e os presidentes dos bancos centrais dos países que integram o grupo, os desenvolvidos que fazem parte do G7, mais os emergentes. Serão discutidas a crise e as conseqüências para a economia mundial.
Henrique Meirelles, presidente do BC, também participará do encontro. A reunião será na sede do FMI, às 18h. Hoje começa a reunião anual do órgão com países-membros. Mantega tem reunião marcada com o diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Khan, e com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, defendeu ontem, no Rio, que os países emergentes atuem de forma coordenada contra a crise.
Para Amorim, uma nova ordem será criada e deverá ter os países emergentes entre os atores principais, citando opinião de Zoellick. "Não se poderá mais tratar os problemas do mundo em um grupo de sete países, quando uma participação enorme do PIB mundial está em outras partes", disse.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Previsão de PIB do Brasil cai, mas ultrapassa média da AL
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.