São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Tráfego doméstico registra o menor crescimento do ano

DA SUCURSAL DO RIO

O movimento de passageiros cresceu 4,6% em setembro, segundo dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Trata-se da menor taxa de expansão da demanda no ano.
Especialistas ouvidos pela Folha atribuem o desempenho mais fraco à crise nos mercados financeiros, com a conseqüente redução do volume de viagens de negócios, e à escassez de promoções.
Para Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação, os resultados indicam que, no próximo ano, a demanda no mercado doméstico deverá crescer a um ritmo de 5%. "O tráfego aéreo doméstico costuma funcionar como um indicador antecedente. As pessoas param de viajar a negócios e depois se percebe que o volume de negócios diminuiu", disse.
Segundo Respício Espírito Santo Júnior, da UFRJ, os resultados refletem também a redução das promoções. "No curtíssimo prazo, a crise vai ter uma influência pontual e não generalizada".
Para o especialista, o dólar alto já está afetando a venda de bilhetes para férias.
(JANAINA LAGE)


Texto Anterior: Brasil sobe 8 posições em lista de competitividade
Próximo Texto: Greve dos bancários afeta 3.000 agências, diz sindicato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.