São Paulo, sexta-feira, 09 de novembro de 2007

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Fundo compra 25% da Arezzo e entra no varejo

Aporte de R$ 76,3 mi permite internacionalização

DA REPORTAGEM LOCAL

A rede de lojas do setor calçadista Arezzo se associou à marca Schutz para formar uma holding varejista com atuação nos segmentos de moda, calçados femininos e acessórios. O negócio terá ainda a injeção de R$ 76,323 milhões do fundo de private equity [participação em empresas] da Tarpon, gestora brasileira de recursos, que ficará com 25% da nova empresa.
De acordo com a Tarpon, a holding Arezzo S.A. será uma das líderes no setor calçadista brasileiro, com faturamento da ordem de R$ 341,6 milhões e venda de 4,4 milhões de pares de sapatos por ano.
O aporte de capital será utilizado para financiar novas aquisições, incluindo outras marcas, além da expansão da rede de lojas e de franquias no Brasil e no exterior. O Tarpon não descarta a possibilidade de novas injeções de recursos.
Juntas, Arezzo e Schutz somam hoje 228 franquias e seis lojas próprias, além de terem seus produtos vendidos em cerca de 1.500 lojas multimarcas. Segundo Anderson Birman, da Arezzo, o grupo pretende dobrar seu tamanho nos próximos cinco anos, abrindo mais de 220 franquias no exterior. A Arezzo já conta com duas lojas em Portugal e outras seis na Venezuela.
Com a aquisição, a Tarpon sela sua entrada no varejo de moda feminina, visto entre os de maior potencial de crescimento devido ao aumento da renda e da expansão do crédito no país. Até então, a gestora tinha participações nos setores de agronegócio, especialmente na produção de álcool, também estratégicos e de alto potencial de crescimento. A Tarpon abriu capital na Bolsa em maio e mantém sob sua gestão US$ 1,301 bilhão em fundos de ações e de private equity.
"O país passa por um bom momento no consumo. Para o fundo, mais interessante do que o [potencial do] varejo de moda é a oportunidade de construir uma rede de marcas líder, com aquisições e presença internacional", disse Pedro de Andrade Faria, da Tarpon.
"A moda começa a ser encarada como oportunidade de investimento, e não mais negócio familiar. Preparamo-nos há anos para isso", disse Birman.
O fundo pretende profissionalizar a gestão das empresas e indicar membros nos conselhos e na diretoria.
Fundada em 1972 como uma fábrica familiar de sapatos em Belo Horizonte, a Arezzo só entrou pesado no varejo de moda feminina a partir dos anos 80. Já a Schutz, que tem 30% de suas vendas no mercado externo, iniciou suas atividades em 1995, voltada para o segmento jovem de alta renda, com design arrojado.
Segundo a holding Arezzo S.A., a fusão será apenas das operações. Ambas as marcas seguirão independentes.
(TONI SCIARRETTA)


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