São Paulo, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RANKING

Estudo de órgão americano compara 30 nações em desenvolvimento; China e Rússia apresentam pontuações baixas

Brasil lidera em transparência para investidor

DA REDAÇÃO

O Brasil é o país emergente que oferece melhor acesso a informações sobre sua economia, seus mercados e sua política monetária, de acordo com estudo publicado pelo IIF (Instituto Internacional de Finanças, na sigla em inglês), que avaliou 30 nações em desenvolvimento.
O instituto norte-americano analisou o quanto os países são receptivos e transparentes em relação ao investimento internacional. Surpreendentemente, países como a China e a Rússia ficaram quase no final da lista.
Na escala de 38 pontos criada pelo IIF, o Brasil obteve 37 pontos; Chile, Coréia do Sul, México, Filipinas e Turquia também tiveram pontuações acima de 30 e mantêm programas formais de relações com investidores internacionais.
A China registrou apenas 3 pontos -a segunda pior colocação entre os 30 países-, enquanto a Rússia obteve 4 pontos.
Os outros países que tiveram menos de 9 pontos foram República Dominicana, Equador, Marrocos, Tunísia e Vietnã.

Critérios
Os critérios de transparência do IIF incluem a existência de versão em inglês de sites informativos importantes para o investidor e o acesso a informações de política monetária, entre outros.
"Apesar de países importantes terem melhorado as relações com investidores após o lançamento do Plano de Ação do IIF em 2002, ainda há uma grande diferença entre os que estão no topo da lista e a grande maioria das nações", diz o estudo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: O vaivém das commodities
Próximo Texto: Engano bilionário: Erro de corretora abala Bolsa no Japão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.