São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiesp prevê retração no 1º tri de 2009

DENYSE GODOY
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, espera que a economia brasileira apresente crescimento zero neste último trimestre do ano e diz que "não há razão para que o primeiro trimestre de 2009 seja melhor", afirmou ele ontem durante entrevista coletiva à imprensa.
No entanto, segundo pesquisa encomendada pela Fiesp à Ipsos Public Affairs, a maioria dos empresários ainda vê o cenário positivamente. De 1.205 industriais paulistas, 36% se dizem confiantes quanto à economia e à sua atividade no momento; 17% estão satisfeitos e 13%, otimistas, enquanto os pessimistas são 29%. "Trata-se de uma fotografia dos primeiros dias de novembro. Como a situação se deteriorou rapidamente, não é possível interpretar esses resultados como uma previsão para 2009", ressalvou Skaf.
Benjamin Steinbruch, presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e primeiro vice-presidente da Fiesp, diz acreditar que os primeiros meses do próximo ano podem não ser tão ruins. "O Brasil ainda não está sentindo a crise na sua totalidade e, se as medidas tomadas pelos governos dos outros países começarem a fazer efeito, a recuperação lá fora pode ter início antes que tenhamos ido ao fundo do poço aqui", comentou.


Texto Anterior: Comércio começa o mês no mesmo ritmo de 2007
Próximo Texto: Bancos: Português BPN deve deixar o varejo no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.