São Paulo, sexta-feira, 10 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES


Balanço bom
Se o mercado futuro de financeiros escorregou no ano passado, o mesmo não se pode dizer dos futuros agrícolas. O balanço da Bolsa de Mercadorias & Futuros vai mostrar que o volume de agrícolas negociado atingiu recorde em 2002 e bateu nos 780 mil contratos, cerca de 4% acima dos de 2001.

As estrelas
Três produtos ajudaram o bom desempenho do setor: café, boi gordo e milho. O café repete o bom desempenho de 2001 e supera os 450 mil contratos negociados. Já o boi gordo vai a 155 mil contratos, com evolução de cerca de 57% no ano.

O destaque
Um dos destaques, no entanto, foi o milho. O momento difícil vivido pelo setor consumidor, devido à alta dos preços e à escassez de produto, fez as empresas buscarem maiores garantias no mercado futuro. Os contratos chegam a 17 mil, com evolução de 270% em relação aos de 2001.


Nada definido
O consolo dos norte-americanos é que não há nada definido entre Brasil e China na questão das importações de soja -o Brasil "teoricamente" não tem soja transgênica. Enquanto o Brasil espera uma solução rápida para o caso, os norte-americanos dizem que a troca de papéis vai se arrastar por muito tempo, o que é interessante para os EUA.

Ameaça
Os Estados Unidos ameaçam entrar na OMC contra os europeus que, por quatro anos, estão arrastando uma decisão sobre os produtos transgênicos.


Passagem tranquila
Apesar do atraso na safra de arroz, o que prolonga a entressafra, o abastecimento será normal. Os estoques nas mãos dos produtores, mesmo sendo desconhecidos, serão suficientes, diz o analista Romeu Fiod. O preço atual do arroz industrializado, inclusive, é inferior ao de dezembro.


Mais uma ajuda
Não faltará arroz no mercado também porque o dólar está em queda, o que torna os preços do produto dos EUA mais competitivos no Brasil. Além da queda do dólar houve redução nas alíquotas de importação, o que já permitiu novas compras externas. Em fevereiro, chegam dois novos navios com arroz dos EUA, diz Fiod.

Desencontrados
O mercado não se entende nas previsões finais da safra 2002/3 dos EUA que serão divulgadas hoje pelo Usda. Há estimativas de queda e de alta. Na média, no entanto, as previsões das consultorias apontam para uma safra superior à prevista pelo Usda.

Como fica
Segundo as estimativas médias do setor, a safra de soja dos EUA será de 73,3 milhões de toneladas. Para o milho, a estimativa de safra dos analistas é de 229,2 milhões de toneladas, o menor volume desde 1995. No caso da laranja, não há novidades: a produção fica em 197 milhões de caixas na Flórida.

O que vale
O que vale nesses números é que o consumo está crescendo e os estoques vão ficar escassos no final de ano, diz Fernando Muraro.

E-mail:
mzafalon@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado Financeiro: Dólar volta a cair e Bovespa sobe 1,07%
Próximo Texto: Comércio: Lei impede loja de abrir aos domingos em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.