São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fluxo de veículos pesados caiu 3,7% em dezembro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O fluxo de veículos pesados nas estradas caiu 3,7% em dezembro em relação a novembro, em mais um sinal de que a produção industrial continua em trajetória de desaceleração.
O movimento caiu pela terceira vez consecutiva -em outubro e em novembro, a retração havia sido de 0,8% e 2%, respectivamente, segundo o índice ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias).
"Isso indica claramente uma freada na atividade da indústria e da agropecuária, já que a produção é escoada por rodovias", disse Cláudia Oshiro, economista da Tendências Consultoria, responsável pela pesquisa.
O índice ABCR está entre os cinco indicadores antecedentes que baseiam as projeções da Tendências sobre a produção industrial, medida pelo IBGE. Os demais são a produção de veículos, o consumo de energia, a arrecadação do IPI e a produção e vendas de papelão ondulado, utilizado para embalagens.
Com os números preliminares, a Tendências prevê uma queda de 4,7% na produção industrial em dezembro sobre novembro.
No mês passado, a produção de veículos caiu 47% em relação ao mês anterior, conforme dados divulgadas pela Anfavea (associação das montadoras). Já o consumo de energia teve queda de 6,2% na mesma comparação, de acordo com Oshiro.
Na semana que vem, a ABPO (Associação Brasileira de Papelão Ondulado) deve divulgar os resultados do segmento em dezembro. De acordo com uma fonte do setor que pediu anonimato, houve "queda violenta no mês", puxada especialmente pela retração no mercado automotivo e de alimentos. Já a arrecadação do IPI ainda não foi divulgada.(PAULO DE ARAUJO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Governo volta atrás e eleva compra de gás da Bolívia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.