São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina faz pacote contra a crise elétrica

CLÁUDIA DIANNI
DE BUENOS AIRES

O governo argentino divulga amanhã um pacote de medidas para atravessar a crise de energia. As novidades devem incluir a criação de uma estatal de energia e petróleo, obras de infra-estrutura e o aumento de tarifas. A Petrobras poderá participar dos investimentos.
Para financiar as obras de construção de gasodutos, o governo contará com recursos públicos e privados. Entre os recursos públicos, parte deverá vir das receitas do governo -dos US$ 3,9 bilhões que a Argentina economizou neste ano até o final de abril.
Os recursos privados virão de parcerias. O governo estuda licitar empresas para construir e ampliar gasodutos. A nova estatal, Energia Argentina S.A. (Enarsa), terá capital aberto para obter recursos para as obras na Bolsa de Valores.
Kirchner também conseguiu na semana passada um empréstimo de US$ 5 bilhões do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O presidente disse na semana passada que parte do dinheiro será usada em infra-estrutura.
Ainda nesta semana, os argentinos deverão conhecer também os novos preços de gás e energia, que vão ajudar a tocar os investimentos.


Texto Anterior: Energia: Governo descarta alta da gasolina já
Próximo Texto: FOLHAINVEST
Mercado financeiro: Fundos de bancos estatais ficam positivos

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.