São Paulo, quarta-feira, 10 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INDÚSTRIA


Câmbio supera juros entre maiores preocupações, revela a sondagem da CNI
A apreciação do real em relação ao dólar tomou o lugar dos juros na lista de temas que mais preocupam os industriais. Conforme a Sondagem Industrial do primeiro trimestre divulgada ontem pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), a carga tributária se manteve como principal problema para o setor.
O estudo apontou aquecimento da atividade no primeiro trimestre. São sinais incomuns para o período, pois normalmente há de queda dos indicadores nos primeiros meses do ano.
Conforme a sondagem, houve aumento de produção e de expectativa de exportações entre as grandes empresas. O faturamento e a contratação de mão-de-obra no segmento se mantiveram estáveis. Para Paulo Mol, economista da CNI, o resultado das grandes empresas se deve aos contratos antigos de exportação, "sem o impacto do câmbio valorizado atual".
As grandes empresas revelaram-se mais otimistas com relação aos próximos seis meses. A expectativa de maior faturamento para os próximos seis meses subiu de 55,4 pontos em janeiro para 57 pontos em abril.
O reaquecimento, contudo, não foi detectado entre as pequenas e médias empresas. Enquanto as grandes apontam para 51,6 pontos na produção, contra 47,8 pontos do primeiro trimestre de 2005, pequenas e médias seguem registraram 42,9 pontos, contra 43,2 pontos de 2005. Registros abaixo de 50 pontos indicam retração.
(DO VALOR ONLINE)


Texto Anterior: Riscos podem afastar investidores de leilão
Próximo Texto: Indústria: Produção subiu em 12 das 14 regiões, diz IBGE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.