São Paulo, sábado, 10 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Previsibilidade se torna trunfo, diz Meirelles

MARINA GAZZONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A previsibilidade é o grande trunfo atual da economia brasileira, afirmou ontem à noite o presidente do Banco Central.
Henrique Meirelles participou, em São Paulo, da comemoração dos 50 anos da Acrefi (Associação Nacional das Instituições de Crédito).
"O Brasil vive um momento econômico inédito, em razão da combinação de metas de inflação e uma política focada no resultado", disse Meirelles, em seu discurso.
O presidente do BC lembrou da instabilidade econômica do país nas décadas de 80 e 90 e do impacto na inflação, que, segundo ele, variou 13,147 bilhões% entre os anos de 1980 e 1994.
"Para ter uma idéia da corrosão inflacionário que o país viveu, um cruzeiro em 1990 valeria atualmente uma fração de centavos com nove zeros. Dessa forma, a nossa performance inflacionária valeria, em termos de magnitude, 90 mil vezes a distância em quilômetros da Terra ao Sol", afirmou.
Meirelles reforçou a importância de uma política econômica consistente. "Existe a tendência de achar que o Brasil tem de inventar a roda. Quando, na verdade, o país tem que colocá-la para rodar."

Grau de investimento
Meirelles afirmou que o grau de investimento não era uma meta do país, mas um símbolo que reforça o caráter de previsibilidade e consolidação do crescimento sustentável. Para o presidente do BC, continuar a crescer de forma estável é a prioridade do país.
"Um ambiente marcado por previsibilidade é fundamental para assegurar que este ciclo não esbarre na clássica conseqüência de arrancadas exageradas seguidas de freadas."


Texto Anterior: Alimento caro perde lugar para produto mais barato
Próximo Texto: Inflação mais alta pressiona os juros futuros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.