São Paulo, sábado, 10 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reajuste extra preocupa, diz Mantega

DA ENVIADA A SÃO PETERSBURGO

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que vê com preocupação a decisão da Câmara de elevar o reajuste dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo. De acordo com ele, isso poderá ter um impacto de até R$ 10 bilhões nos gastos anuais da Previdência Social.
Surpreendido pela decisão durante a reunião de ministros da Fazenda que participa na Rússia, Mantega disse que, a permanecer essa decisão, recomendará o veto. No entanto, como a medida tem que ser aprovada ainda pelo Senado, o ministro acredita que ela será derrubada pelos senadores.
"Se aumentar em R$ 10 bilhões o gasto público, tem que fazer novos cortes de outras despesas porque a meta de superávit primário será cumprida", destacou.
Durante os encontros que teve ontem em São Petersburgo, o ministro destacou a melhora dos gastos públicos como uma conquista do Brasil que o ajuda a superar momentos de turbulências como o atual.
A aprovação do reajuste extra para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo deixa claro a crescente dificuldade do Palácio do Planalto de debelar, no Congresso, as pressões por aumentos de gastos, subsídios e vantagens tributárias. Desarticulado desde que veio à tona o escândalo do mensalão, o comando governista sofre agora com os efeitos do ano eleitoral. Na votação da última quarta-feira, o Planalto foi traído pelos partidos de sua base de apoio, que deram quase a metade dos 274 votos favoráveis à proposta


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Justiça: Advogados vão ao STF e tentam libertar Edemar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.