São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

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Desconto para analistas gera crítica da CVM

DA REPORTAGEM LOCAL

No evento chamado GPA Day, o grupo Pão de Açúcar recebe em sua sede investidores e analistas de mercado que acompanham e avaliam a empresa. São dadas explicações e respondidas perguntas sobre o grupo.
A relação de transparência com os analistas, no entanto, pode ter sido comprometida por um benefício oferecido pelo grupo, segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Ao fim da apresentação, foi oferecido desconto de R$ 3.000 aos participantes do evento, que também recebeu jornalistas.
A promoção seria válida na compra de uma TV de LED de 46 polegadas da Samsung, durante o dia de hoje, em determinado endereço na internet. O televisor, que custa R$ 7.899, sairia por R$ 4.899, em 12 vezes sem juros para os participantes. Para fazer a compra, era necessário ter o cartão Extra. Uma fila para a emissão do cartão se formou na saída do auditório.
"Essa é uma situação que pode gerar conflito de interesse na hora em que forem fazer a análise sobre a situação da empresa", afirma Carlos Rebello Sobrinho, superintendente de relações com investidores institucionais da CVM.
"O analista tem o dever de informar aos clientes e ao empregador todo e qualquer benefício que tenha recebido sob o risco de desrespeitar a legislação da CVM e o código de ética da Apimec [associação profissional]."
Na noite de ontem, após ser procurado pela Folha para se posicionar sobre o caso, o Pão de Açúcar decidiu suspender a promoção. (CB)


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