São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Supermercados esperam crescer 4,5% em 2009

Estimulada pelo aquecimento das vendas do varejo brasileiro após a crise, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) reavaliou suas projeções para cima e agora prevê para o setor um crescimento real de 4,5% em 2009. No início do ano, a entidade havia previsto um crescimento anual de 2,5%.
Mesmo após a revisão, o número ainda está longe do desempenho bem mais significativo registrado em 2008, um crescimento de 10,5%.
João Sanzovo Neto, presidente da Apas, diz que a previsão pessimista anunciada no início do ano foi influenciada pelo cenário nebuloso trazido pela crise econômica mundial.
"No início do ano estávamos todos assustados, mas à medida que o tempo foi passando, percebemos que o setor tinha um bom cenário pela frente." No acumulado de janeiro a junho, o setor registrou alta de 5,85%, sobre o mesmo período do ano passado.
Os novos cálculos são confirmados pelo desempenho dos maiores varejistas do país. No segundo trimestre, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour registraram crescimento de vendas no conceito mesmas lojas -que são lojas que já existem há um ano ou mais- de 13,2% e 7,2%, respectivamente. No primeiro trimestre de 2009, o Grupo Pão de Açúcar cresceu 8,9%. O Carrefour registrou alta de 4,8%.
Entre as categorias de produtos que tiveram destaque nas vendas no período estão bebidas não alcoólicas, higiene e beleza, alimentos congelados, massas e pães industrializados.
Sanzovo Neto acredita que o cenário atual deve contribuir para aquecer ainda mais o varejo. "Eventos como a gripe suína e a lei antifumo contribuem para que as pessoas evitem as ruas e tudo que seja possível aconteça em casa. Para o Dia dos Pais, por exemplo, esperamos aumento de 5% com relação ao ano passado", diz.

NO PALCO
Marcos Mendonça, Marcos Amazonas e Dalva de Abrantes se uniram para criar a produtora Bottega D'Arte, cujo primeiro espetáculo chegará a São Paulo no dia 15: a versão nacional de "Avenida Q", clássico da Broadway. A produção custou R$ 3 milhões e estreou no Rio no primeiro semestre. Após a temporada paulista, o trabalho seguirá em excursão pelo país. Mendonça foi secretário da Cultura de São Paulo, Amazonas tem passagens por MTV e HBO, e Abrantes é integrante das associações paulista e brasileira de críticos de arte -APCA e ABCA. O trio já planeja trazer seu segundo espetáculo ao Brasil, que será "39 Degraus", hoje na Broadway, baseado no filme de Alfred Hitchcock de mesmo nome.

EM CASA
Até o dia 31 de julho, a Caixa Econômica Federal aplicou em habitação R$ 21,4 bilhões, referentes a 427.924 contratos.

GÔNDOLA
Com investimento de R$ 5 milhões, o atacadista Makro promove neste mês evento para capacitar pequenos e médios empresários.

CABIDE
A partir de quarta-feira, os jeans J&Company, usados por celebridades como Angelina Jolie e Paris Hilton, vão trazer ao Brasil uma coleção exclusiva para os clientes varejistas do clube de compras pela internet e do showroom.

ANDAIME
O Crea-RJ registrou crescimento da construção civil no Estado do Rio de Janeiro. No primeiro semestre, o setor contratou 14.047 profissionais mais do que demitiu. A atividade no Estado cresceu 7,2% no período.

AGRÁRIO
A nova comissão criada pelo Instituto dos Advogados Brasileiros vai elaborar proposta para pedir ao Ministério da Educação que a disciplina de direito agrário se torne obrigatória nos cursos superiores. A iniciativa tem apoio da SNA (Sociedade Nacional de Agricultura).

VISITA
Howard Kerr, presidente do Grupo BSI (British Standards Institution), desembarca pela primeira vez no Brasil no dia 14 de setembro, para comemorar os dez anos de operações no país.

Fabricantes de cerveja enviam estudo sobre publicidade a deputados

Os fabricantes de cerveja apertam o cerco aos deputados para barrar a aprovação da lei que restringe o horário das propagandas de bebidas. InBev e Femsa, donas das principais marcas de cerveja no país, encomendaram pesquisas sobre o tema ao Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) e à consultoria LCA para enviar aos deputados. A principal conclusão dos estudos é que a restrição à publicidade tem pouco efeito sobre o consumo de cerveja.
Segundo a análise da LCA, a cada 1% de aumento no investimento em publicidade, a expansão do consumo é de 0,03%.
Fatores como renda da população, preço do produto e temperatura têm impacto maior (veja gráfico acima).
Os fabricantes tentam mostrar aos deputados que a população também pensa assim. A pesquisa do Ipespe aponta que 65% das pessoas consideram que a proibição da publicidade de bebidas teria pouco ou nenhum efeito sobre o consumo.

NA BOMBA
Fabiano de Paula, superintendente do Ipem-SP (instituto de pesos e medidas de São Paulo), vai sugerir hoje à ANP que os dois órgãos trabalhem juntos na fiscalização dos postos de gasolina do Estado. O Ipem fiscaliza a quantidade do produto, mas não se é adulterado, incumbência da agência.

REPROVADO
Das 41.981 bombas de combustível fiscalizadas pelo Ipem-SP no primeiro semestre, 7,54% foram reprovadas. Mais de 280 postos de combustível receberam autos de infração por irregularidades nas bombas, que abasteceram quantidade menor do que a registrada na máquina.

BOLADA
João Dória Jr. assinou na setxta à noite contrato de dois anos com a Record para apresentar o programa "O Aprendiz". Ele terá o terceiro maior contrato da televisão brasileira - só perde para Faustão e Gugu. O contrato dele também é superior ao de seu antecessor, Roberto Justus. Dória continuará à frente do programa "Show Business", da Band. A estreia dele em "O Aprendiz" esta prevista para maio de 2010.


com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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