São Paulo, domingo, 10 de setembro de 2006

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Maior cliente é governo brasileiro, diz loja

Palácio do Planalto nega que B&H forneça equipamentos; estabelecimento diz fazer 2.000 vendas ao Brasil por mês

Empresa afirma ter preço competitivo porque pratica margem de lucro pequena e compra volumes grandes; iPod sai US$ 35 mais barato

DE NOVA YORK

O governo brasileiro é o maior comprador de produtos eletrônicos da B&H, e o Brasil é o terceiro maior consumidor da loja, atrás apenas dos EUA e do Japão (segunda economia mundial e maior fabricante de tecnologia de ponta).
A informação foi passada na sede da empresa em Nova York pelo diretor de marketing Paul Goodfriend e pelo responsável de vendas para o Brasil, Eduardo Castanho.
Questionada pela Folha sobre quais órgãos da União seriam os maiores clientes, a B&H informou, nesta ordem: Palácio do Planalto, Força Aérea, universidades federais e estaduais. Os principais produtos comprados seriam: equipamentos de foto, vídeo, cinema, computação gráfica, multimídia e áudio profissional.
Procurada pela Folha, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou, na última sexta-feira, que a B&H "não consta como uma de suas fornecedoras de produtos", diz.
A loja negou-se a revelar o valor e o volume de vendas para o governo brasileiro. "Somos uma empresa privada, de capital fechado", afirma Goodfriend. Emissoras privadas de rádio e TV seriam os segundos maiores compradores pessoa jurídica, depois da União.
A B&H disse fechar cerca de 70 vendas diárias para pessoas físicas no Brasil; média de 2.000 por mês. Outros 150 brasileiros freqüentam a loja, entre as ruas 33 e 34, na Nona Avenida, por dia.
A demanda fez com que a diretoria empregasse 20 vendedores que falam português, a maioria brasileiros. Na central de atendimento, mais 15 dão assistência em português. A ligação do Brasil para um número 0800 é gratuita.
"O Brasil tem sido um dos países com mais visitantes na loja. É um retorno natural. Por isso nos dedicamos tanto em português", diz Castanho.
"Estamos bem preparados para vender à distância. É difícil dizer quanto exportamos para o Brasil, mas nossa meta diária é de mil câmeras digitais, quase sempre atingida", completa ele.

Torre de Babel
A loja atende em mais dez línguas, incluindo russo, romeno, francês, alemão, japonês, espanhol, italiano, mandarim e cantonês.
A B&H está entre as 500 maiores empresas dos EUA, segundo lista da revista "Fortune". A loja diz ter preços mais competitivos do que os da concorrência porque a margem de lucro é pequena, entre 4% e 7%, e o volume comprado dos fornecedores, muito grande.
Um tocador de mp3 iPod, por exemplo, custa US$ 35 menos que na loja da Apple, a fabricante do produto. As concorrentes Best Buy e Circuit City, que anunciam cobrir ofertas de outras lojas, disseram à Folha não poder bater a diferença da B&H em um iPod, por estar "abaixo do preço de custo".
Segundo Goodfriend, a B&H compra todo o lote de lançamentos de fabricantes japoneses, de modo a serem os únicos a vender um produto inédito durante algumas semanas.
Maior loja de equipamentos eletrônicos do mundo, a B&H toma uma quadra inteira no West Side, em Manhattan. Em um ano dois novos pisos deverão ser inaugurados.

Calendário judaico
Empresa familiar, a loja foi inaugurada há 33 anos pelo casal Blimi e Herschel Shreiber. Daí a sigla. De origem israelita, a B&H segue o calendário judaico. Abre em feriados americanos e fecha nas festividades como Iom Kipur (Dia do Perdão) e Rosh Hashaná (Ano Novo). Em outubro, não funcionará por dez dias seguido devido ao Sukot.
A maioria dos vendedores é de judeus ortodoxos, que usam barba longa, kipá e peiot (cachos nas laterais da cabeleira). Às sextas, a loja fecha às 13h para guardar o Shabat. Não abre aos sábados e volta a funcionar aos domingos.
Entre os clientes ilustres da loja física estão Pelé, Richard Gere, Elizabeth Taylor e Sandy & Júnior, que fizeram compras na última quinta-feira. Por ano, 6 milhões de catálogos com 8.000 produtos são impressos e distribuídos gratuitamente em mais de cem países.
(VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO)

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