São Paulo, quarta-feira, 10 de setembro de 2008

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"Estamos melhorando", afirma ABRT

DA REPORTAGEM LOCAL

A ABRT considera natural a troca de e-mail com a Anatel, que sugeriu a correção dos problemas técnicos das operadoras responsáveis pelos atrasos nas respostas de pedidos de portabilidade. "Estamos melhorando os índices a cada dia", diz José Moreira, presidente da ABRT. "Sempre que identificamos um problema, ele é corrigido até que tudo esteja perfeito. É por isso que começamos com a portabilidade em cidades menores até chegarmos às maiores."
Ainda segundo ele, houve atrasos no prazo máximo da portabilidade nos primeiros dias e, por isso, a Anatel enviou o e-mail. "A preocupação da agência é a de que o prazo máximo definido para o cliente não pode ser comprometido devido aos problemas das operadoras."
Por meio da assessoria de imprensa, a Oi esclarece que "está havendo necessidade de ajustes técnicos para garantir o melhor funcionamento dos processos. A companhia, porém, obteve êxito na adoção de procedimentos de contingência, previamente estruturados, que garantiram o pleno fluxo de informações necessário à efetivação da portabilidade. Os procedimentos de contingência foram iniciados em decorrência de dificuldades para o desempenho do software de atualização de dados da telefonia fixa, que constitui uma rede de grande escala".
Ainda segundo a Oi, houve melhorias no desempenho do software e ela espera chegar a uma solução ainda hoje.
Segue o comunicado: "A empresa investiu R$ 400 milhões na portabilidade e acredita que o serviço beneficiará o consumidor ao estimular a concorrência e assegurar liberdade de escolha."
A TIM informa que o processo de portabilidade está no início e que nem mesmo os ciclos de faturamento se completaram. É, portanto, muito cedo para qualquer balanço. Em nota, a Telefônica considera que a portabilidade numérica está ainda em início de implantação e que o serviço é positivo para o setor de telecomunicações.
A Vivo informa que, do ponto de vista técnico, a companhia já está preparada e cumpriu o cronograma da Anatel. As demais operadoras negaram-se a comentar o assunto ou não responderam até o término desta edição.


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