UOL


São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Costa Rica anuncia saída do G20plus

ELAINE COTTA
DE BUENOS AIRES

A Costa Rica informou ontem que vai se retirar do G20plus, o grupo que o Brasil construiu para tentar obter a liberalização agrícola dos países ricos, na recém-fracassada Conferência Ministerial da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Cancún.
Segundo o secretário das Relações Exteriores da Costa Rica, Alberto Trejos, uma carta foi enviada ao Brasil informando que o país não enviaria representante à reunião organizada pela Argentina, hoje, em Buenos Aires.
Colômbia e Peru já haviam manifestado interesse em deixar o grupo. Lula contatou os presidentes dos dois países a fim de tentar convencê-los a participar da reunião.
O encontro reúne chanceleres e representantes de diversos países da América Latina, entre eles o brasileiro Celso Amorim, mais Indonésia, Egito e África do Sul, para analisar o resultado da reunião da OMC.
A reunião pretende ainda definir a pauta que os países em desenvolvimento irão apresentar no próximo encontro da organização, em dezembro deste ano, em Genebra (Suíça).
A Argentina quer priorizar as discussões sobre eliminação de subsídios agrícolas e intensificação das negociações regionais e bilaterais. O país irá propor que as nações que formam o G20plus votem contra a prorrogação da Cláusula da Paz, que vence em dezembro e que impede qualquer ação na OMC contra países que protegem sua agricultura. União Européia e EUA querem sua manutenção.


Texto Anterior: Comércio mundial: Brasil não arreda o pé sobre Alca, diz Dirceu
Próximo Texto: Panorâmica: EUA lançam nota de US$ 20 colorida
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.