São Paulo, Terça-feira, 11 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMUNICAÇÕES
Serviço é do GP e Opportunity
Internet tem mais um acesso gratuito

da Reportagem Local

O GP Investimentos e o banco Opportunity lançaram ontem um novo portal que dá acesso gratuito à Internet. Ao contrário de serviços oferecidos por outros bancos, nesse caso não há nenhuma exigência.
Qualquer usuário, cliente ou não dos bancos, pode acessar a rede pelo site www.ig.com.br, arcando apenas com o custo da ligação telefônica.
O novo portal, chamado IG (Internet Grátis), não tinha estimativa de quantos internautas já haviam acessado o serviço até o final do dia de ontem.
A estimativa é que, até o final do ano, 1 milhão de pessoas acesse a rede pelo IG.
Aleksandar Mandic, um dos diretores do novo provedor, afirmou que o GP e o Opportunity já desembolsaram US$ 20 milhões no projeto. O investimento total é estimado em US$ 120 milhões.
O IG ainda não tem provedor próprio e aluga espaço no ZIP.Net. "Vamos montar um provedor. Por enquanto, estamos apenas alugando espaço de qualquer provedor que queira alugar", disse Mandic.
Ele afirmou que, como no mundo todo, é inevitável que o acesso gratuito se generalize no Brasil.
A Abranet, associação que congrega os provedores de acesso no Brasil, posicionou-se contra a política dos bancos.
Em entrevista coletiva, o presidente da entidade afirmou que contestaria judicialmente a prática.
A assessoria da Abranet disse ontem que a diretoria da entidade estava reunida discutindo a posição com relação ao IG. Até as 20h a entidade não emitiu nenhum comunicado.

Ações
Depois do anúncio de que o Bradesco e o Unibanco dariam acesso gratuito à Internet, as ações dos dois bancos tiveram altas substanciais.
O Bradesco anunciou o serviço num sábado, 11 de dezembro. Nos cinco dias que sucederam o anúncio, as ações preferenciais do banco subiram 14%.
No mesmo período, o Ibovespa apresentou queda de 3,1%. Até ontem, a valorização das ações do Bradesco desde 11 de dezembro foi de 25,1%, contra 10,3% do Ibovespa.
Desde 5 de janeiro, quando foi divulgado que o Unibanco também lançaria o serviço, até ontem, as ações preferenciais do banco tiveram alta de 4,6%, contra uma valorização de 0,4% do Ibovespa.


Texto Anterior: Preços: Embratel aumenta tarifas de DDI e DDD
Próximo Texto: Indústria automobilística: Temor de perda barra renovação de frota
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.