São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

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AVIAÇÃO

Atraso na entrega de avião faz TAM reacomodar passageiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o atraso no recebimento de um avião MD-11, a TAM, recém-saída da crise do Natal, teve que redirecionar um A330 que usava na rota de Miami para conseguir dar conta das freqüências semanais adicionais que começa a realizar amanhã para Paris. Um A320 foi colocado na rota de Miami, e por isso a companhia aérea teve que reacomodar passageiros da classe executiva em outros vôos da empresa ou da American Airlines.
A empresa, que hoje opera 14 freqüências por semana para Paris, informou ainda que realizará a partir de amanhã 17 freqüências semanais para Paris, e não 21, como teria direito pela autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Conseqüência, segundo fontes ouvidas pela reportagem, do atraso na entrega do MD-11.
O temor era que o atraso na entrega do avião pudesse provocar novos problemas para a companhia.
A TAM nega. Por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as 21 freqüências por semana serão realizadas até o final do primeiro trimestre e que a decisão de não realizar todas as freqüências a partir de amanhã foi tomada antes de saber do atraso do avião, com base na demanda de passageiros para essa época do ano.
A companhia informou, em nota, que a chegada do avião foi postergada pela Boeing "em decorrência do atraso na logística de entrega de peças". De acordo com o que a Folha apurou, em vez de receber sete turbinas para dois MD-11, foram recebidas apenas cinco, o que impediu colocar um dos aviões em operação amanhã.
Os MD-11 eram da Varig. A TAM, que em novembro do ano passado fechou contrato para receber quatro Boeing-777/ 300 em meados deste ano, combinou com a Boeing de operar, provisoriamente, três desses aviões nas rotas internacionais.
"A medida [de redirecionar o A330 da rota de Miami para a de Paris] também leva em conta a demanda menor para esse destino nos Estados Unidos nestas primeiras semanas do ano. Os passageiros da classe executiva foram sendo acomodados em vôos da própria empresa ou em aeronaves da American Airlines, que mantém "code-share" [acordo operacional] com a TAM", diz texto divulgado pela companhia.
De acordo com dados da Anac, a participação de mercado da TAM nas rotas domésticas, que era de 51,6% em novembro, foi de 49,1% em dezembro. (MAELI PRADO)


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