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AVIAÇÃO
Atraso na entrega de avião faz TAM reacomodar passageiros
DA REPORTAGEM LOCAL
Com o atraso no recebimento de um avião MD-11, a
TAM, recém-saída da crise
do Natal, teve que redirecionar um A330 que usava na
rota de Miami para conseguir dar conta das freqüências semanais adicionais que
começa a realizar amanhã
para Paris. Um A320 foi colocado na rota de Miami, e por
isso a companhia aérea teve
que reacomodar passageiros
da classe executiva em outros vôos da empresa ou da
American Airlines.
A empresa, que hoje opera
14 freqüências por semana
para Paris, informou ainda
que realizará a partir de amanhã 17 freqüências semanais
para Paris, e não 21, como teria direito pela autorização
da Anac (Agência Nacional
de Aviação Civil). Conseqüência, segundo fontes ouvidas pela reportagem, do
atraso na entrega do MD-11.
O temor era que o atraso
na entrega do avião pudesse
provocar novos problemas
para a companhia.
A TAM nega. Por meio de
sua assessoria de imprensa,
informou que as 21 freqüências por semana serão realizadas até o final do primeiro
trimestre e que a decisão de
não realizar todas as freqüências a partir de amanhã
foi tomada antes de saber do
atraso do avião, com base na
demanda de passageiros para essa época do ano.
A companhia informou,
em nota, que a chegada do
avião foi postergada pela
Boeing "em decorrência do
atraso na logística de entrega
de peças". De acordo com o
que a Folha apurou, em vez
de receber sete turbinas para
dois MD-11, foram recebidas
apenas cinco, o que impediu
colocar um dos aviões em
operação amanhã.
Os MD-11 eram da Varig. A
TAM, que em novembro do
ano passado fechou contrato
para receber quatro Boeing-777/ 300 em meados deste
ano, combinou com a Boeing
de operar, provisoriamente,
três desses aviões nas rotas
internacionais.
"A medida [de redirecionar o A330 da rota de Miami
para a de Paris] também leva
em conta a demanda menor
para esse destino nos Estados Unidos nestas primeiras
semanas do ano. Os passageiros da classe executiva foram sendo acomodados em
vôos da própria empresa ou
em aeronaves da American
Airlines, que mantém "code-share" [acordo operacional]
com a TAM", diz texto divulgado pela companhia.
De acordo com dados da
Anac, a participação de mercado da TAM nas rotas domésticas, que era de 51,6%
em novembro, foi de 49,1%
em dezembro.
(MAELI PRADO)
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