São Paulo, sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

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VEÍCULOS 1

Montadora indiana Tata lança Nano, o carro de US$ 2.500

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A Tata, maior montadora indiana em volume, lançou ontem no Auto Expo, em Nova Déli, o Nano, o carro mais barato do mundo.
Para alcançar o preço de US$ 2.500 (cerca de R$ 4.350), que pode chegar a US$ 2.600 para o consumidor-, a montadora usou plástico e adesivos no lugar de soldagem.
No lançamento, o presidente da montadora, Ratan Tata, disse, após sair do quatro portas com menos de três metros de comprimento e 1,5 metro de largura: "Esse não é um carro-conceito, não é um protótipo".
O Nano é o primeiro de uma corrida global pela produção de carros baratos voltados aos consumidores de países emergentes. Atrás dele vêm a Ford, que anunciou planos de fabricar um de US$ 7.500 na Índia, e a Nissan, com um de até US$ 7.000. Renault, Nissan e Volkswagen também têm projetos.
Desenvolvido com investimentos de até US$ 430 milhões, o Nano tem motor de 623 cilindradas, na parte traseira, com rendimento de 20 quilômetros por litro, segundo a empresa. O porta-malas tem espaço para uma maleta.
"Estamos felizes em ter o "Carro do Povo" na Índia e esperamos que ele traga felicidade e possibilidade a muitas famílias que precisam de mobilidade", disse Tata.
Existem apenas dez carros para cada mil habitantes na Índia e as vendas alcançaram 1,4 milhão de veículos no ano passado, de acordo com a Sociedade das Montadoras Indianas.


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