São Paulo, sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

akianek@folhasp.com.br

MAIOR ALTA EM 12 ANOS
O preço da arroba do boi teve na primeira semana deste ano a maior valorização para o período em pelo menos 12 anos. É o que mostra levantamento feito pela Scot Consultoria. A arroba subiu 4,2% na primeira semana deste mês na região de Barretos (SP). O cenário aponta para preços mais altos neste ano.

ESCASSEZ DE GADO
De acordo com a Scot, não é nada comum as cotações da arroba subirem no começo do ano. Desde 1997, início do levantamento, a única vez que o boi tinha subido havia sido em 2004, com alta de 1,6%. O motivo do aumento é a escassez de gado disponível para o abate, aliada à demanda aquecida.

QUADRO PIOR
Para o Instituto FNP, a seca em algumas regiões pode no médio prazo agravar o quadro de dificuldade de oferta de boi. A pressão de alta deve se prolongar mais que o esperado. O instituto previa que a partir da próxima semana haveria maior equilíbrio de mercado, no entanto, a estabilização do preço só deve ocorrer mais adiante.

GÁS AO SEGURO 1
Duas ações têm combustível para dinamizar o seguro rural neste ano, afirma Welington Soares de Almeida, diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura.

GÁS AO SEGURO 2
Uma é a abertura do mercado de resseguros, que deve propiciar mais concorrência, o lançamento de novos produtos e a redução do valor dos prêmios. A outra é o projeto do fundo de catástrofes, que está na Casa Civil para encaminhamento ao Congresso e pode contribuir para as garantias do setor.

MADE IN BRAZIL
As exportações brasileiras de carne suína aumentaram 14,8% no ano passado, para 606,5 mil toneladas, segundo a Abipecs. A receita atingiu US$ 1,2 bilhão, com alta de 18,7% sobre o ano anterior. O destaque de 2007 foi a melhor distribuição dos destinos, com a redução da participação da Rússia.

NOVOS MERCADOS
A indústria produtora e exportadora de carne suína está otimista para este ano. A abertura de novos mercados é esperada pela Abipecs. Entre as novas perspectivas está o Chile, que reconheceu Santa Catarina como livre de febre aftosa sem vacinação, os EUA e o México, que devem enviar missões em visita ao Brasil.

ANTECIPAÇÃO
A Conab irá antecipar a fiscalização de estoques de arroz e café. A operação começa na segunda no RS e em MG. No caso do arroz, a vistoria foi antecipada devido à grande quantidade do produto. Em Minas, o trabalho será feito agora por se tratar de estoque nobre de café.


Texto Anterior: Milho: Justiça mantém liberação para transgênico
Próximo Texto: Petrobras e Vale lideram na AL, aponta ranking
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.