São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 2002

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CONSUMO

Sem restrição legal, Colgate lança modelo da Sorriso que visualmente lembra a popular marca de pasta de dentes

Livre para retornar, Kolynos é enterrada

ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Kolynos retorna, pelo menos no verde-amarelo, depois de quase seis anos longe das prateleiras. A Colgate-Palmolive decidiu lançar um modelo do seu creme dental Sorriso, porém com todo o jeito da popular Kolynos.
Nas cores verde e amarelo, com o tubo branco -agora flexível e não mais de alumínio-, o creme dental foi lançado nesta semana sem grande estardalhaço. Com isso, é decretado o fim do dilema da multinacional: ressuscitar ou não a antiga Kolynos.
Líder de mercado durante os anos 90, atingindo até 50% de participação, a Kolynos foi retirada das prateleiras depois que a norte-americana Colgate comprou a marca brasileira por pouco mais de R$ 1 bilhão em 1995. Com a aquisição, a Colgate passou a deter 80% do segmento de cremes dentais. Resultado: o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), órgão que defende a livre concorrência entre empresas, exigiu que a marca fosse retirada das lojas por quatro anos.
Ou seguiria a exigência ou a marca teria de ser vendida para outra companhia. Os executivos acataram a decisão.
Agora, a Colgate está livre para agir como quiser. E mostra ao mercado a sua decisão: mantém a Sorriso, sem sumir com a lembrança da popular Kolynos. Uma das razões para não desaparecer com o nome Sorriso é a força dessa marca hoje. É uma das mais lembradas pelo público, ocupou quase todo o espaço da antiga Kolynos -a Sorriso tem 40% das vendas do setor- e a intenção é fortalecê-la. Se a Kolynos voltasse, a empresa ainda teria de dobrar os investimentos em marketing. Uma aposta arriscada.
Além disso, nenhuma multinacional do setor trabalha com duas marcas fortes no mundo. A Unilever, por exemplo, tem batido na tecla da marca única há tempos. Desaparecer com a Kolynos, porém, não foi uma decisão fácil. A verde-amarela de preço baixo, ausente tanto tempo, é presente na memória do consumidor.



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