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CONSUMO
Sem restrição legal, Colgate lança modelo da Sorriso que visualmente lembra a popular marca de pasta de
dentes
Livre para retornar, Kolynos é enterrada
ADRIANA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
A Kolynos retorna, pelo menos
no verde-amarelo, depois de quase seis anos longe das prateleiras.
A Colgate-Palmolive decidiu lançar um modelo do seu creme dental Sorriso, porém com todo o jeito da popular Kolynos.
Nas cores verde e amarelo, com
o tubo branco -agora flexível e
não mais de alumínio-, o creme
dental foi lançado nesta semana
sem grande estardalhaço. Com isso, é decretado o fim do dilema da
multinacional: ressuscitar ou não
a antiga Kolynos.
Líder de mercado durante os
anos 90, atingindo até 50% de
participação, a Kolynos foi retirada das prateleiras depois que a
norte-americana Colgate comprou a marca brasileira por pouco
mais de R$ 1 bilhão em 1995. Com
a aquisição, a Colgate passou a deter 80% do segmento de cremes
dentais. Resultado: o Cade (Conselho Administrativo de Defesa
Econômica), órgão que defende a
livre concorrência entre empresas, exigiu que a marca fosse retirada das lojas por quatro anos.
Ou seguiria a exigência ou a
marca teria de ser vendida para
outra companhia. Os executivos
acataram a decisão.
Agora, a Colgate está livre para
agir como quiser. E mostra ao
mercado a sua decisão: mantém a
Sorriso, sem sumir com a lembrança da popular Kolynos. Uma
das razões para não desaparecer
com o nome Sorriso é a força dessa marca hoje. É uma das mais
lembradas pelo público, ocupou
quase todo o espaço da antiga
Kolynos -a Sorriso tem 40% das
vendas do setor- e a intenção é
fortalecê-la. Se a Kolynos voltasse,
a empresa ainda teria de dobrar
os investimentos em marketing.
Uma aposta arriscada.
Além disso, nenhuma multinacional do setor trabalha com duas
marcas fortes no mundo. A Unilever, por exemplo, tem batido na
tecla da marca única há tempos.
Desaparecer com a Kolynos, porém, não foi uma decisão fácil. A
verde-amarela de preço baixo, ausente tanto tempo, é presente na
memória do consumidor.
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