São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leilão de biodiesel do governo tem recorde de participantes

DA REPORTAGEM LOCAL

Dezesseis produtores venderam ontem 264 milhões de litros de biodiesel no oitavo leilão realizado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). O número de participantes nesse leilão foi recorde. Apenas empresas com o "Selo Combustível Social" puderam participar da oferta. O selo é dado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para empresas que compram matéria-prima para produção do combustível da agricultura familiar.
O preço médio de venda por litro foi de R$ 2,691, um deságio de 4%. Segundo o superintendente de abastecimento da Agência, Edson Silva, a estratégia da ANP de evitar uma queda acentuada no preço deu resultado. No leilão anterior, o deságio do preço-teto havia sido de 22%, o que prejudicou o setor.
Hoje, a ANP realiza o nono leilão. Empresas com e sem selo social poderão fazer ofertas. A meta é adquirir mais 66 milhões de litros de biodiesel. O preço-teto é semelhante ao de ontem -de R$ 2,804 por litro.

Mistura no diesel
Os 330 milhões de litros comprados nos dois leilões irão garantir a elevação da mistura de 2% para 3% na quantidade de biodiesel que deve ser adicionada ao diesel vendido nos postos brasileiros, aprovada pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).
A partir do dia 1º de julho, as distribuidoras de combustíveis terão que ampliar a mistura.
Segundo a Ubrabio (União Brasileira do Biodiesel), o aumento de 50% na mistura projeta um mercado de 1,3 bilhão de litros por ano.
(AGNALDO BRITO)


Texto Anterior: Consumo de álcool supera o de gasolina
Próximo Texto: Energia: Aneel aprova edital de leilão da usina de Jirau
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.