São Paulo, sexta-feira, 11 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com US$ 1 bi, Gávea, de Armínio, mira agora infra-estrutura, varejo e educação

DA REPORTAGEM LOCAL

Nas últimas semanas, o Gávea Investimentos, banco de investimentos do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, não saiu do noticiário econômico. Em menos de um mês, participou das aquisições das operações do McDonald's na América Latina e da empresa de entretenimento CIE na América do Sul, além de ter colocado quantia não revelada na Ideal Invest, que gerencia e concede crédito educativo.
Com US$ 1 bilhão em caixa para investir, o banco deve anunciar novos negócios em breve. Entre as áreas de interesse estão infra-estrutura, varejo e educação.
Avessos a entrevistas, os executivos do banco preferem trabalhar em silêncio e deixar os holofotes para Fraga. Evidentemente jamais revelam o nome das empresas com as quais estão em negociação.
Mas dizem que faz parte da estratégia de longo prazo diversificar as aplicações, até então muito concentradas no mercado de capitais. Com o cenário de estabilização e juros em queda, o caminho do Gávea é colocar dinheiro em empresas reais e sair após obter retorno após possível crescimento.
Desse ponto de vista, há a perspectiva de a Arcos Dorados, que cuidará das operações do McDonald's na América Latina, abrir seu capital no médio prazo. A decisão, no entanto, ainda não foi tomada. O Gávea participa dos conselhos das empresas que investe, sem entrar na gestão do dia-a-dia.
Se os fundamentos da economia parecem sólidos para justificar investimentos em empresas, o forte crescimento da Bovespa é visto com certa restrição. Para um executivo do banco, que não quis se identificar, o setor de construção civil, por exemplo, já foi precificado. Isso quer dizer que os papéis já subiram de maneira consistente e as empresas precisam, agora, realizar obras para justificar sua valorização. (CB)


Texto Anterior: McDonald's prevê expansão no país
Próximo Texto: Energia: Ganho da CPFL sobe 54,3% com venda maior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.