São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das comodities

Mauro Zafalon - mzafalon@folhasp.com.br

CÉU DE BRIGADEIRO
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) divulga hoje a primeira estimativa da safra de soja com base em pesquisas de campo. A safra é boa e o mercado prevê pelo menos 82,2 milhões de toneladas -45,7 sacas por hectare.

AINDA MELHOR
Mas os dados a serem divulgados pelo Usda estarão defasados porque não levam em consideração "as boas chuvas" de ontem, segundo Fernando Muraro, da AgRural. A produtividade deve ser pelo menos uma saca acima do que for divulgado pelo Usda hoje, segundo Muraro.

NUVENS NEGRAS
O cenário de céu de brigadeiro para os produtores norte-americanos, que podem atingir mais um recorde na produção de soja, significa nuvens negras para os brasileiros, que ainda vão semear a soja com a ameaça de estoques mundiais ainda mais elevados.

PACTO DA SOJA
A Aprosoja (produtores de MT) quer um pacto da cadeia de soja para buscar soluções aos problemas que afetam o setor. Entidades ligadas ao setor se reuniram ontem, em São Paulo, para definir uma data para as discussões -em princípio, 20 de setembro.

COMITÊ DE CRISE
A União Brasileira de Avicultura propôs ao ministro da Agricultura a criação de um "comitê de crise". Formado pela Agricultura e entidades do setor, o comitê definiria as ações em caso de suspeitas ou confirmações de surto de gripe aviária ou de Newcastle.

EM CONVERSAÇÕES
Persio Pastre, da Anfavea, confirma que há conversações entre governo e indústrias para a produção de um trator popular. O perfil do produtor e a potência de até 75 HP são pontos básicos, na visão da indústria.

ACIMA DO PREVISTO
A produção mundial de açúcar atingirá 151 milhões de toneladas em 12 meses até o final de setembro e será maior do que os 149 milhões previstos anteriormente, informou a Organização Internacional do Açúcar. A demanda mundial será de 149,7 milhões de toneladas, segundo a OIA.

HISTÓRIA E AMBIENTE
As relações entre o mundo agrário e o ambiente são os temas escolhidos pela revista "Ciência & Ambiente" ao enfocar a história agrária e ambiental, na mais recente edição.

BACIA LEITEIRA
A Nestlé inicia na próxima semana a construção da nova unidade de processamento de leite de Palmeira das Missões (Rio Grande do Sul). A unidade vai processar 1 milhão de litros por dia a partir de 2007. Os investimentos iniciais são de R$ 17 milhões e a fábrica vai atender 12 mil produtores.


Texto Anterior: Siderurgia: Fundo do BC diz que vende suas ações na Arcelor
Próximo Texto: Safra vai crescer 4,9% neste ano, prevê o IBGE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.