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INVESTIMENTOS
Instituição será responsável por manter dinamismo nas negociações das cotas; 11 bancos participarão da oferta
Fundo terá corretora para garantir liquidez
DA SUCURSAL DO RIO
Uma das novidades da segunda
oferta do PIBB, que será anunciada amanhã na sede da Bovespa
(Bolsa de Valores de São Paulo)
pelo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social), Guido Mantega, é a participação de uma instituição formadora de mercado,
que terá o objetivo de garantir
maior liquidez às cotas do fundo.
A liquidez foi considerada o ponto fraco da primeira oferta do
PIBB, no ano passado.
O agente formador será a corretora Ágora Sênior, contratada por
dois anos pelos bancos do consórcio que coordenam a operação, o
Itaú e o Santander.
O papel da Ágora será o de atuar
continuamente, com cotações de
compra e venda e um "spread"
(diferença entre preços de compra e venda) inferior ao praticado,
a fim de facilitar os negócios e garantir uma liquidez superior à da
primeira oferta.
"O pequeno e o médio investidores terão a garantia de um mercado dinâmico", resume Sergio
Földes Guimarães, chefe do departamento de Mercado de Capitais do BNDES.
A Ágora vai atuar, na compra e
na venda, com um volume mínimo de 2.000 cotas do PIBB e um
"spread" máximo de 1%.
"A diferença grande entre os
preços de compra e venda inibe a
liquidez. O investidor pensa que
pode estar comprando ou vendendo mal e não atua. Mas, quando os preços estão próximos, ele
sabe que pode entrar e sair do
mercado sem riscos altos", explica Guimarães.
Nessa segunda oferta, os bancos
de varejo terão também um papel
mais importante na garantia da liquidez e na popularização do
mercado. "No ano passado, a
oferta não foi tão pulverizada
quanto era desejado", disse Guimarães. Ele afirmou que a oferta
tinha um caráter inovador muito
grande e foi realizada em condições um pouco confusas, com um
cronograma apertado. "O produto ainda é inovador, mas já tem a
seu favor os bons resultados da
primeira oferta."
Neste ano, participarão da oferta de varejo o Banco do Brasil, a
Caixa Econômica Federal, o Bradesco, o Itaú, o Unibanco, o
HSBC, o Santander, o ABN, o
BankBoston, o Citibank e o Safra.
Nesses locais, o interessado terá a
sua disposição folhetos sobre o
PIBB, e a rede de varejo será treinada pelo BNDES.
O número de corretoras também foi ampliado. Serão 60 instituições, cujos nomes estão, entre
outros detalhes do PIBB, na página virtual do produto
(www.pibb.com.br). As dúvidas
sobre a segunda oferta podem ser
esclarecidas pelo telefone 0800-7026025.
Para divulgar o PIBB, o BNDES
investiu também em mídia impressa e eletrônica e pretende realizar os chamados "road shows"
-eventos em que reúne investidores para falar sobre o produto- no Rio, em São Paulo, em
Brasília, em Belo Horizonte, em
Salvador e em Florianópolis.
"Nosso objetivo é desenvolver o
mercado de capitais e a visão de
longo prazo no Brasil", afirma
Guimarães.
No Brasil, a experiência do PIBB
é pioneira, mas nos Estados Unidos produtos que replicam carteiras de índices têm se mostrado os
mercados mais líquidos. O QQQ
acompanha o desempenho do índice Nasdaq, o Spiders, o do SP
500, e o Diamonds, o do Dow Jones. Já há também no mercado
americano fundos que acompanham ações do setor de tecnologia, dos mercados emergentes e
até de bonds (títulos de dívidas).
(LUCIANA BRAFMAN)
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