São Paulo, sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEÍCULOS 2

Chineses fazem ofensiva por montadoras estrangeiras

DA BLOOMBERG

O bilionário Li Shufu, fundador da maior fábrica privada de automóveis da China, está chefiando uma ofensiva das montadoras do país para comprar marcas estrangeiras, com o objetivo de se expandir para além da China, o mercado de carros que mais cresce no mundo.
A Geely Holdings Group, do empresário, afirmou que deverá trabalhar com as estatais de investimento do país para comprar a divisão Volvo da Ford. A Beijing Automotive Industry Holdings juntou-se a uma oferta pela Saab, da General Motors, e a Sichuan Tengzhong está tentando comprar a marca Hummer, também da GM.
Se concretizadas, essas aquisições dariam à Geely e à Beijing Auto entrada nos EUA e na Europa, onde a Volvo e a Saab, sediadas na Suécia, têm boa reputação quanto à segurança. As chinesas também enfrentariam o desafio da lucratividade na montagem de carros em volumes relativamente pequenos, façanha não alcançada pela GM e pela Ford.
"Leva décadas para estabelecer uma marca reconhecida e de bom nome. A China quer fazer isso mais rapidamente", diz Jim Hossack, analista da empresa de pesquisa AutoPacific, dos EUA.


Texto Anterior: Veículos 1: GM decide vender Opel, filial europeia, à canadense Magna
Próximo Texto: Veículos 3: GM devolve dinheiro a comprador insatisfeito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.