São Paulo, sexta, 11 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VOTO DE CONFIANÇA

Lopes diz que "é hora de comprar na Bolsa"

da Sucursal de Brasília

O diretor de Política Monetária do Banco Central, Francisco Lopes, disse que comprou ações na semana passada e recomendou a todos que sigam o exemplo, aproveitando as baixas das Bolsas.
"Não tenho dúvida que agora é hora de comprar na Bolsa", disse o diretor do BC. "Todo bom investidor, esperto, sabe disso."
Lopes afirmou que, na semana passada, investiu R$ 2.000 em um fundo de ações administrado pela distribuidora do Banco do Brasil.
O diretor do BC deu o conselho financeiro logo após o acionamento do "circuit braker" (interrupção do pregão) da Bovespa, pela manhã.
"A Bolsa age, como disse Greenspan (presidente do BC dos Estados Unidos), de forma frequentemente exuberante. Ela cai, ela sempre exagera."
Pela primeira vez, Lopes desceu à sala de entrevistas do BC para anunciar o déficit público, tarefa que normalmente cabe ao chefe do Departamento Econômico do BC, Altamir Lopes, também presente.
O diretor do BC brincou com a coincidência de sobrenomes entre ele e Altamir Lopes.
"Todo mês aparece nos jornais um Lopes do BC e eu fico animado pensando que sou eu. Depois de ler, descubro que é o Altamir. Neste mês resolvi vir pessoalmente e aplacar um pouco meu ciúme."
Antes de apresentar os números do déficit público, ele pediu aos jornalistas que tenham uma visão "serena" e "verdadeira" sobre a crise e a atuação do BC.
"Existe uma disputa muito importante (entre parte do mercado e o governo) na qual a versão da imprensa é muito importante. Gostaria de pedir que os senhores tenham profissionalismo de fazer uma análise serena", disse.
Segundo ele, o mercado financeiro hoje está dividido em dois grupos: uma parte que confia na ação do governo e outra que está testando a determinação do BC de preservar a estabilidade.
Lopes afirmou que esses dois segmentos estão apostando alto e que, dependendo do resultado, podem ter prejuízos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.