São Paulo, quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@grupofolha.com.br

SUPERSAFRA
Os EUA vão produzir 90,3 milhões de toneladas de soja nesta safra 2009/10, volume jamais atingido. Apesar do número elástico, a reação da soja foi pequena ontem na Bolsa de Chicago -queda de 0,3%.

ESTRANHEZA
"É um número mágico", diz Daniele Siqueira, da AgRural. O que causa estranheza é o Usda (Departamento de Agricultura) só agora chegar a ele, o que as grandes consultorias já tinham feito, diz ela. "Imagine se a safra deles não tivesse tido excesso de chuva e de neve", diz.

INCERTEZAS
Essa supersafra, somada aos recordes também no Brasil e na Argentina, colocam incertezas sobre a comercialização e os preços na América do Sul, onde a colheita só ocorre no primeiro trimestre do próximo ano.

APETITE CHINÊS
Os norte-americanos, que já venderam 65% da colheita atual, aproveitam o apetite chinês do momento. Já brasileiros e argentinos vão depender de uma eventual quebra de safra para conseguir bons preços. No caso brasileiro, ainda há a defasagem do câmbio, que tira a competitividade do produto.

ESTOQUES ALTOS
A supersafra nos EUA, Brasil e Argentina deve elevar os estoques finais para 57 milhões de toneladas, acima dos 42 milhões do início desta safra.

APESAR DA CHUVA
A chuva continua em algumas regiões e, mesmo assim, a moagem de cana somou 443 milhões de toneladas até o início deste mês, 7% a mais do que na safra anterior.

QUANTO SOBE
Os dados da Unica (associação das usinas) mostra alta de 9% na produção de açúcar, mas queda de 5% na de álcool.

BLOQUEIO
Pecuaristas ameaçam bloquear a entrada de boi e a saída de carne do frigorífico Quatro Marcos, de Alta Floresta (MT), arrendado para o JBS-Friboi. Os pecuaristas da região têm R$ 7 milhões a receber do Quatro Marcos, que está em recuperação judicial.

FRANGO SOBE
Pelo segundo dia consecutivo, o preço do frango registrou alta nas granjas paulistas, subindo para R$ 1,50 ontem. Houve melhora nas vendas no início deste mês, segundo analistas. A alta acumulada é de 7,1% no mês.

TERMINAL DE GRÃOS
A Cargill e a Louis Dreyfus venceram concorrência para a escolha do operador do terminal de grãos do Guarujá (SP) para os próximos 25 anos, renováveis por igual período. A proposta das duas empresas abre perspectiva, ainda, para a ampliação da infraestrutura da movimentação de grãos.


Texto Anterior: Informática: Lucro da Positivo sobe 386% no 3º tri
Próximo Texto: Energia: Justiça suspende processo de licenciamento de Belo Monte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.