São Paulo, quarta-feira, 11 de novembro de 2009

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Com promoções, aviação doméstica cresce 42%

Outubro registra o maior crescimento mensal do setor desde o início da década

Passagens mais baratas e maior competição estimulam demanda; desde julho mercado tem alta de mais de 20% ao mês

MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL

Estimulado pelo baixo preço das passagens, o setor aéreo doméstico cresceu 42% no Brasil em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado.
É o maior crescimento mensal desde 2000, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Em outubro de 2008, ainda sob o impacto da quebra do banco Lehman Brothers, em 15 de setembro, o setor encolheu 3,9%.
"É um crescimento surpreendente", avalia o consultor de aviação André Castellini, sócio da Bain&Company, empresa que tem entre seus clientes a TAM.
Desde julho o mercado doméstico vem exibindo taxas mensais de crescimento superiores a 20%, revertendo o baixo desempenho no primeiro semestre.
Na opinião de Castellini, o grande motivador desse crescimento é o "excesso de oferta e a rivalidade entre Gol e TAM". "A demanda foi estimulada pelos preços baixos", afirma ele.
Mesmo com o ambiente de crise no primeiro semestre, as empresas aéreas não reduziram a oferta de assentos com medo de perder mercado para a concorrência.
Em outubro, a oferta de assentos cresceu 20,5%. O aumento da demanda em um ritmo bastante superior ao da oferta em outubro elevou a taxa de ocupação para 72,6%. Em outubro do ano passado, a ocupação ficou em 61,6%.
Mas os preços baixos ajudaram a equilibrar a oferta e a demanda no acumulado do ano. De janeiro a outubro, a oferta cresceu 13,7%, e a demanda, 13,5%.
Segundo Castellini, o excesso de capacidade no setor foi provocado, principalmente, por TAM e Gol. "Mais da metade do crescimento de 20,5% da oferta se deu na TAM e na Gol."
O forte crescimento do setor a partir de julho coincide exatamente com o acirramento da guerra tarifária. De acordo com analistas do setor, TAM e Gol entraram em uma disputa por participação de mercado entre elas e também contra as menores -Azul, Webjet e Oceanair.
As duas líderes já tiveram mais de 90% de participação, mas vinham perdendo espaço para as pequenas. Em agosto, a fatia das líderes atingiu o nível mais baixo do ano, 84,7%. Mas, em outubro, elas reagiram, alcançando 86,3%.
A TAM segue na liderança com 44,6%, seguida pela Gol, com 41,7%. Com 4,47% e 4,45%, Webjet e Azul praticamente empataram em terceiro lugar. Depois vem a Oceanair, com 2,28%.
"TAM e Gol nunca deixaram de crescer, mas as pequenas cresceram acima do mercado e ganharam espaço", explica um analista da corretora Link.
Para André Castellini, os preços praticados pelas companhias "não são sustentáveis". "O que se ouve é que em outubro os preços ficaram ainda muito baixos. Mas a partir de dezembro, devido à sazonalidade e à retomada da economia, a tendência é de recuperação no preço das passagens."
O mercado internacional também se mostrou aquecido e registrou crescimento de 11,85% em outubro. A TAM cresceu 15,77%, enquanto a Gol/Varig encolheu 7,2%.


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