|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Com promoções, aviação doméstica cresce 42%
Outubro registra o maior crescimento mensal do setor desde o início da década
Passagens mais baratas
e maior competição estimulam demanda; desde julho mercado tem alta
de mais de 20% ao mês
MARIANA BARBOSA
DA REPORTAGEM LOCAL
Estimulado pelo baixo preço
das passagens, o setor aéreo doméstico cresceu 42% no Brasil
em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado.
É o maior crescimento mensal desde 2000, de acordo com
a Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil). Em outubro de
2008, ainda sob o impacto da
quebra do banco Lehman Brothers, em 15 de setembro, o setor encolheu 3,9%.
"É um crescimento surpreendente", avalia o consultor
de aviação André Castellini, sócio da Bain&Company, empresa que tem entre seus clientes a
TAM.
Desde julho o mercado doméstico vem exibindo taxas
mensais de crescimento superiores a 20%, revertendo o baixo desempenho no primeiro
semestre.
Na opinião de Castellini, o
grande motivador desse crescimento é o "excesso de oferta e a
rivalidade entre Gol e TAM". "A
demanda foi estimulada pelos
preços baixos", afirma ele.
Mesmo com o ambiente de
crise no primeiro semestre, as
empresas aéreas não reduziram a oferta de assentos com
medo de perder mercado para a
concorrência.
Em outubro, a oferta de assentos cresceu 20,5%. O aumento da demanda em um ritmo bastante superior ao da
oferta em outubro elevou a taxa
de ocupação para 72,6%. Em
outubro do ano passado, a ocupação ficou em 61,6%.
Mas os preços baixos ajudaram a equilibrar a oferta e a demanda no acumulado do ano.
De janeiro a outubro, a oferta
cresceu 13,7%, e a demanda,
13,5%.
Segundo Castellini, o excesso
de capacidade no setor foi provocado, principalmente, por
TAM e Gol. "Mais da metade do
crescimento de 20,5% da oferta
se deu na TAM e na Gol."
O forte crescimento do setor
a partir de julho coincide exatamente com o acirramento da
guerra tarifária. De acordo com
analistas do setor, TAM e Gol
entraram em uma disputa por
participação de mercado entre
elas e também contra as menores -Azul, Webjet e Oceanair.
As duas líderes já tiveram
mais de 90% de participação,
mas vinham perdendo espaço
para as pequenas. Em agosto, a
fatia das líderes atingiu o nível
mais baixo do ano, 84,7%. Mas,
em outubro, elas reagiram, alcançando 86,3%.
A TAM segue na liderança
com 44,6%, seguida pela Gol,
com 41,7%. Com 4,47% e
4,45%, Webjet e Azul praticamente empataram em terceiro
lugar. Depois vem a Oceanair,
com 2,28%.
"TAM e Gol nunca deixaram
de crescer, mas as pequenas
cresceram acima do mercado e
ganharam espaço", explica um
analista da corretora Link.
Para André Castellini, os preços praticados pelas companhias "não são sustentáveis".
"O que se ouve é que em outubro os preços ficaram ainda
muito baixos. Mas a partir de
dezembro, devido à sazonalidade e à retomada da economia, a
tendência é de recuperação no
preço das passagens."
O mercado internacional
também se mostrou aquecido e
registrou crescimento de
11,85% em outubro. A TAM
cresceu 15,77%, enquanto a
Gol/Varig encolheu 7,2%.
Texto Anterior: VisaNet vira Cielo e tenta manter a liderança do setor Próximo Texto: Crise no ar: Gestor judicial da Flex, a velha Varig, pede demissão Índice
|