São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


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INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
Exportações aumentam 60% sobre 1998
Venda interna de moto cai 4% após seis anos de crescimento

FÁBIA PRATES
da Reportagem Local

Depois de seis anos de crescimento consecutivo, as vendas de motocicletas no mercado interno caíram 4% em 99, na comparação com o ano anterior.
Foram comercializadas 441,5 mil unidades no ano passado, segundo dados divulgados ontem pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas).
Já as exportações cresceram pelo quarto ano consecutivo. O mercado externo absorveu 32,5 mil motocicletas produzidas no Brasil, o que representa crescimento de 60% sobre 98.
Apesar do recuo no mercado interno, a Abraciclo considera o resultado favorável. Segundo Roberto Iquejiri, presidente da entidade, a indústria esperava recuo maior, por causa da crise econômica pela qual passou o país no ano passado.
"Superou as expectativas. Se compararmos com outros setores, a performance foi excelente", disse.
Segundo ele, as vendas por consórcio -60% do total- são responsáveis pela "estabilidade" no mercado de motocicletas.
A expectativa da entidade para este ano é vender 500 mil unidades. Essa era a projeção que havia sido feita para 99, sem considerar a desvalorização cambial, ocorrida há um ano.
A Honda manteve a liderança isolada de mercado, ao vender 407,2 mil unidades, o correspondente a 92,2% do total de vendas internas. A empresa japonesa planeja investir US$ 45 milhões neste ano para modernizar a linha de produção.


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