São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estatal faz acordo para exploração em mar argentino

PEDRO SOARES
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobras firmou ontem acordo com a recém-criada estatal argentina de petróleo Enarsa e com as petroleiras Repsol-YPF e Petrouruguay, com o objetivo de explorar, desenvolver e comercializar petróleo e gás de áreas marítimas da Argentina.
Inicialmente, serão prospectados dos dois campos (Enarsa 1 e CCM 2), inaugurando a exploração de petróleo em mar na Argentina, onde a produção de óleo é feita em terra.
A Enarsa e a Repsol-YPF terão uma participação de 35% nos campos. A Petrobras ficará com 25% e Petrouruguay, com os outros 5%.
Se as áreas não forem comercialmente viáveis para a exploração de petróleo, o financiamento à Enarsa será a "fundo perdido", diz a Petrobras em nota oficial. Por outro lado, se ocorrer uma descoberta, a Enarsa ressarcirá as três sócias.
Segundo a nota, a Petrobras "contribuirá com seu conhecimento técnico e operacional em exploração e produção em águas profundas", tecnologia na qual a estatal brasileira é líder mundial.

África
Ontem, a Petrobras informou que o governo da Guiné Equatorial, país da África Ocidental, aprovou a aquisição por parte da estatal de 50% de participação no contrato de partilha de produção no bloco L de exploração marítima de óleo.
Com a aquisição, a Petrobras passa a atuar em exploração, refino ou distribuição de óleo e derivados ou gás em 19 países -Angola, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, EUA, Irã, Japão, Líbia, México, Nigéria, Paraguai, Peru, Singapura, Tanzânia, Uruguai, Venezuela e Guiné Equatorial.


Texto Anterior: Energia: Petrobras investe R$ 40 bi em gás de Santos
Próximo Texto: Freada: Venda de papelão cresce menos em 2005
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.