São Paulo, sábado, 12 de janeiro de 2008

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Inflação alta piora cenário para 2008

O número do IPCA divulgado ontem pelo IBGE para 2007, de 4,46%, muito próximo aos 4,5% do centro da meta, tornou mais pessimistas as expectativas para a inflação neste ano e ainda vai obrigar o Banco Central a adotar uma política mais conservadora.
A Tendências fez uma revisão do cenário para 2008. A projeção para o IPCA, que antes era de 4% para este ano, se elevou para 4,6%.
Entre as principais razões para este aumento do IPCA, a consultoria apontou o resultado de 2007 acima do previsto, a elevação da projeção para a taxa de câmbio, a alta das expectativas de inflação do mercado e a atividade mais aquecida.
Com essa piora do cenário da inflação, a Tendências acredita que também se reduziu o espaço para cortes adicionais na taxa básica de juros.
A aposta é que a Selic deva permanecer inalterada boa parte do ano. O Copom só deve voltar a baixar juros no último trimestre, se o quadro for mais favorável para 2009. A previsão é encerrar o ano em 10,75%.
"Inflação mais alta significa Banco Central mais conservador. E Banco Central mais conservador significa uma Selic parada por um período mais longo", diz Ana Carla Abrão Costa, da Tendências.
As expectativas da consultoria no que se refere ao risco-país e ao câmbio também foram alteradas. A volta do risco Brasil para o patamar de 150 pontos, que estava sendo previsto, puxada pelo retorno da calmaria internacional, não deverá ocorrer neste ano.
As incertezas externas devem se sustentar por um período maior e serão lentamente reduzidas ao longo do ano.
Há, ainda, uma pequena possibilidade de que se revele um cenário mais adverso nos Estados Unidos.
"Dessa forma, esperamos que o prêmio de risco mantenha-se em 200 pontos-base ao longo de 2008 e, assim, o câmbio deve flutuar em torno de R$ 1,80 por dólar, mesmo com a expectativa de excesso de moeda estrangeira que deve ser adquirida pelo Banco Central", diz a Tendências.

KFC volta a SP e abre franquias até o fim do ano
A rede de fast food norte-americana KFC voltará a São Paulo em 2008. Estão previstas cinco novas lojas próprias da marca no país -sendo, provavelmente, duas em São Paulo-, e, até o fim do ano, deve ser iniciado o processo de expansão por franquias.
A responsável por esse retorno da KFC é a Brazil Fast Food Corporation, cujo principal nome é o Bob's. A idéia é expandir o portfólio e incorporar novas marcas.
Em 2007, o Bob's acumulou R$ 488 milhões em vendas. Com 600 unidades no Brasil, a rede espera abrir outras 120 em 2008.

FOME DE BOLA
A expectativa da Umbro para 2008 é superar os R$ 110 milhões em faturamento no Brasil, com crescimento de 14% com relação a 2007. O foco de expansão está no segmento de bolas, cujas coleções foram renovadas -há 15 novos modelos. Segundo Paulo César Verardi, diretor da Umbro Brasil, a empresa quer vender 50% mais do produto. "A Umbro é uma marca focada no mundo do futebol, e deve continuar fazendo isso", diz.

CENTENÁRIO: FIESP FAZ PROGRAMAÇÃO DE FOMENTO DE RELAÇÕES COM JAPÃO
Em comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, a Fiesp elegeu o Japão como prioridade para 2008. A entidade realizará ações de promoção comercial para fomentar a relação comercial entre os dois países. Entre os dias 20 e 26 de abril, a Fiesp levará cerca de cem empresários brasileiros ao país, em missão empresarial multisetorial, com prioridade para os setores de alimentos, software, autopeças, têxtil, turismo, móveis e artigos de decoração, jóias e bijuterias.

NOVA CONTA
A MPM acaba de ganhar a conta da GVT Telefonia, que tem sede em Curitiba e cobre 14 Estados -incluindo SP e Rio, onde atua apenas no segmento empresarial. A verba de 2008 é de R$ 20 milhões. A companhia opera telefonia fixa (DDD 25), a telefonia via internet (Vono) e o provedor de internet Pop.

NEGÓCIO PRÓPRIO
Seguindo o plano de sair da presidência da TCS Tata Consultancy Services para investir nos próprios negócios, Sérgio Rodrigues tem projetos para a primeira empresa na qual tem sociedade, a Yes! Mobile Media, em que investiu R$ 2 milhões.

EXPANSÃO
A empresa de Rodrigues transmite conteúdo como notícias e veiculação publicitária para celulares com bluetooth. A partir deste mês, a Yes! Mobile Media expande suas operações para Recife, Salvador, Brasília, Vitória, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Neste ano, a expectativa é faturar R$ 15 milhões e dobrar a área de cobertura.

OSCAR FINANCEIRO
O grupo Gerdau recebe na segunda, em Londres, o prêmio 2007 IFR Awards, um dos maiores do mercado financeiro mundial. A premiação é um reconhecimento pela montagem da estrutura financeira para a aquisição da Chaparral Steel Company, por US$ 4,2 bilhões, a maior de sua história.

PARADO
A produção de cloro se manteve estável de janeiro a outubro do último ano em relação a 2006, segundo dados da Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Alcalis, Cloro e Derivado). Nesses dez meses, foram produzidas 1.019.301 toneladas do produto e a taxa de utilização da capacidade instalada foi de 88,4%. As indústrias químicas e petroquímicas e as de papel e celulose são as maiores consumidoras do produto.

CANGURU
A operadora STB abrirá nova unidade na Austrália. A loja seguirá os mesmos padrões e oferecerá produtos e serviços iguais aos do Brasil.

NO MAR
O Banco Cruzeiro do Sul expande sua política esportiva e passa a apoiar a dupla de iatistas brasileiros Maurício Santa Cruz e Pedro Tinoco. Os dois atletas embarcam amanhã para Melbourne, na Austrália, onde disputarão, pela classe 470, uma vaga na Olimpíada de Pequim, neste ano.

MOSTRA FASHION
A designer de acessórios Elisa Atheniense desembarca em São Paulo na próxima semana para participar do Grupo Galeria, mostra de design de moda no Terraço Daslu. O evento acontece de 14 a 25 deste mês e reúne grifes de todo o país para lançarem suas apostas para o próximo inverno.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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