São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

São Paulo retoma liderança do crescimento da indústria

Apesar de, na média do ano, ter ficado em sexto lugar entre as 14 regiões pesquisadas pelo IBGE, a indústria de São Paulo encerrou o ano passado com o melhor desempenho do país. No quarto trimestre de 2007, a indústria paulista registrou um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O mais interessante é que São Paulo retomou a liderança da indústria sem que Minas, que obteve na média o melhor desempenho do ano passado, tivesse registrado queda no seu crescimento. Minas se expandiu em 9% no último trimestre de 2007.
"São Paulo está se beneficiando da maior disseminação que o crescimento industrial ganhou ao longo do ano", diz Júlio Sérgio Gomes de Almeida, ex-secretário de Política Econômica da Fazenda e atualmente consultor do Iedi.
A recuperação de São Paulo é importante porque é a região do país com uma estrutura industrial mais completa e integrada, o que pode ser relevante para dar continuidade ou até mesmo ampliar a expansão do setor nacionalmente.
"A supremacia de São Paulo, sucedendo Minas Gerais, é sintoma de que a indústria brasileira ganha maior capacidade de crescimento endógeno", diz Gomes de Almeida.
Apesar de ter terminado o ano na liderança, São Paulo demorou a começar a crescer no mesmo ritmo de outras regiões de melhor desempenho, como Minas Gerais. De acordo com o Iedi, somente quando a expansão industrial avançou mais e houve uma disseminação maior da expansão, liderada pelos setores de máquinas e equipamentos e pela indústria automobilística, a indústria paulista passou a comandar o processo.
As dúvidas, agora, dizem respeito ao comportamento da indústria em 2008. O desempenho do setor vai depender do tamanho e da extensão da crise internacional.
Para o departamento de pesquisas e estudos econômicos do Bradesco, deve-se esperar um desempenho regional semelhante ao observado no ano passado, ainda que um pouco mais modesto.
A aposta do Bradesco é que, apesar de o Brasil sentir algum efeito da desaceleração da economia norte-americana, a demanda por commodities agrícolas não será muito afetada. O mesmo deve acontecer com o minério de ferro, diferentemente das outras commodities metálicas.
Além disso, a tendência é que a demanda interna continue aquecida, impulsionada pelo crescimento da massa salarial. Dessa forma, o departamento de pesquisas e estudos do Bradesco projeta uma expansão de 5% para a indústria em 2008.

PARA HOMENS

Os empresários Raphael e Tico Sahyoun, pai e filho, proprietários da marca feminina Bobstore, vão entrar no mercado de moda masculina. Em abril, a dupla vai inaugurar, em São Paulo, duas lojas da marca Los Dos, para homens. A idéia é abrir 20 unidades até 2010, entre lojas próprias e franquias, e 300 pontos-de-venda. Com a nova marca, Raphael Sahyoun espera neste ano um aumento de 30% no faturamento em relação ao ano passado. "Também vamos lançar, dentro da coleção, uma linha exclusiva de futebol, com foco em exportação", diz Raphael.

VERÃO:

VENDAS DE PACOTES PARA O EXTERIOR CRESCEM 25% NA TEMPORADA
Neste verão, as vendas de pacotes internacionais, mais baratos com a valorização do real, provocaram um crescimento próximo de 25% em relação ao ano passado. Os dados são das operadoras filiadas à Braztoa (associação de operadoras de turismo), que reúne 67 empresas, responsáveis por mais de 75% das vendas de pacotes no país. A alta ocorreu na também internamente -os viajantes brasileiros compraram 25% mais pacotes para viajar pelo Brasil e 35% nas viagens de cruzeiros. Em faturamento, o setor teve R$ 5,75 bilhões.

Canal de TV de bares chega a cem pontos

O CineBoteco, canal de televisão por internet banda larga que oferece programação para aparelhos instalados em bares e restaurantes, quer ampliar a presença em São Paulo e se expandir para fora do Estado.
A rede de mídia digital, que hoje funciona em 36 bares de São Paulo -como Jacaré, Piola e Salve Jorge-, deve chegar a cem neste ano, segundo o sócio Eduardo Rosemback.
Uma parceria com a Femsa e a LG vai levar até março o CineBoteco também a Sorocaba e Ribeirão Preto. No Rio, o CineBoteco estréia na rede Devassa. Com a expansão, a idéia é passar dos atuais 400 mil espectadores por mês para 1,5 milhão.
O CineBoteco também fechou acordo com a revista "Rolling Stone" para oferecer seu conteúdo na rede.

PNEUS
No ano em que que fará a inauguração da sua quarta fábrica, localizada em Feira de Santana, na Bahia, com investimentos de R$ 160 milhões, a Borrachas Vipal anuncia a construção de uma unidade produtiva no exterior. Argentina e México são os países mais cotados para abrigar a nova fábrica. No Brasil, a Vipal já conta com três fábricas em Nova Prata (PR).

ORÇAMENTO
A Caixa Econômica Federal divulga hoje, em São Paulo, os números e o orçamento previsto para 2008 para as áreas de habitação, saneamento e infra-estrutura, em São Paulo. Entre os resultados alcançados no ano passado que serão apresentados, estão as contratações com recursos do FGTS, que fecharam o ano com R$ 8,1 bilhões, um crescimento de 6,9% em relação ao registrado em 2006.

ALÉM-MAR
O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, e o cônsul José Guilherme Queiroz de Ataíde serão os anfitriões do almoço com o presidente do Lide, João Doria Jr., e 30 dirigentes de empresas de capital português, na quarta.

VERDE
Em parceria com a Bradesco Capitalização, a Fundação SOS Mata Atlântica inaugura, hoje, em Piracicaba (SP), um viveiro comunitário com capacidade de produção de 250 mil mudas de árvores nativas de mais de 80 espécies.


Próximo Texto: Governo vê oligopólio nos fertilizantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.