São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros sinalizam recuperação antes das eleições americanas

DA BLOOMBERG

Antes que se possa dizer ""Barack Obama é o novo presidente dos EUA", a economia norte-americana terá voltado a crescer aceleradamente. O prognóstico se baseia na comparação entre as curvas de médio, curto e longo prazos dos juros da dívida pública americana.
Os juros dos papéis do Tesouro dos EUA de cinco anos -no caso, de médio prazo- bateram no mais baixo patamar desde 2001 em relação aos papéis de dois anos (curto prazo) e dez anos (longo prazo).
No mercado de renda fixa dos EUA, os juros para cinco anos foram negociados ontem em 2,65% ao ano, enquanto que as taxas para dez anos estavam em 3,65%. Já os juros para dois anos recuaram para 1,91%. Vale lembrar que, no final de janeiro, o Federal Reserve [BC dos EUA] baixou o juro para 3%.
As taxas mostrariam que o mercado aguarda pelo menos mais dois cortes de 0,5 ponto nos juros neste ano, antes de as taxas voltarem a subir por conta de um aumento da inflação.
As últimas duas vezes em que o juro para cinco anos caiu tanto foi durante as recessões de 1990 e de 2001. Em ambos os momentos, a economia começou a crescer em nove meses.
""Estamos, de fato, começando a vislumbrar sinais reveladores emitidos pelo mercado de que a economia estará em recuperação dentro de seis a nove meses", disse James Caron, estrategista de renda fixa do Morgan Stanley.
""No segundo semestre, a economia norte-americana revelará sem dúvida um impulso decorrente do plano fiscal" e das reduções dos juros adotadas pelo Fed, disse Stuart Spodek, diretor da área de bônus da BlackRock, que administra US$ 514 bilhões em ativos.
Spodek afirma ter vendido papéis do Tesouro de cinco anos nas últimas semanas de janeiro e ter comprado títulos do Tesouro de dois anos, com a expectativa do fim do corte nos juros norte-americanos.


Texto Anterior: FMI vê forte desaceleração nos EUA
Próximo Texto: "Grau de investimento" sai ainda neste ano, diz Mantega
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.