São Paulo, terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bolsa de SP sobe 2,65% e já acumula alta no mês

No ano, Bovespa ainda tem desvalorização de 5,08%

FABRICIO VIEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A Bovespa iniciou a semana em terreno positivo. Com desempenho melhor que as grandes Bolsas internacionais, a Bovespa registrou valorização de 2,65% ontem.
Em Wall Street, o índice Dow Jones, que reúne as 30 ações americanas mais negociadas, subiu 0,48%. Na Bolsa eletrônica Nasdaq, a alta foi de 0,66%.
A agenda fraca em eventos econômicos fez com que os investidores ficassem mais atentos a notícias corporativas.
O mercado europeu teve um dia fraco, marcado pelas perdas. A Bolsa de Londres teve queda de 1,32%, e a de Frankfurt recuou 0,35%.
O presidente americano, George W. Bush, admitiu ontem que a maior economia do mundo atravessa um período de riscos elevados, mas afirmou que os sólidos fundamentos dão uma perspectiva positivamente forte para o longo prazo (leia à pág. B8).
É possível que o dia mais agitado na semana para o mercado financeiro seja a quinta-feira, para quando está agendado um discurso de Ben Bernanke, presidente do Fed (o BC dos EUA).
"O presidente do Fed tratará de temas bastante atuais e de extrema importância para os mercados, pois poderá fornecer pistas em relação aos próximos passos da política monetária", avalia o economista Elson Teles, da corretora Concórdia.
Para a Bovespa, a alta de ontem representou a retomada do patamar dos 60 mil pontos -fechou a 60.643 pontos. Para o Ibovespa (principal índice acionário brasileiro), o resultado do pregão de ontem foi o de passar a registrar ganhos mensais (de 1,94%). No ano, o índice ainda está no vermelho, com baixa de 5,08%.
A queda da Bovespa é menor que a enfrentada em outros mercados: o Dow Jones tem baixa anual de 7,73%; a Bolsa de Londres tem queda de 11,47%.
Ações de companhias de diferentes segmentos se destacaram no pregão de ontem, com valorizações expressivas. Mas quem chamou a atenção foram os papéis da Gerdau, que lideraram as altas.
Além da Gerdau, outras empresas que subiram com força foram Celesc PNB (7,29%), Comgás PNA (6,84%) e TIM Participações PN (6,69%).
Ontem o Goldman Sachs afirmou, em relatório, que as ações do setor bancário brasileiro estão atraentes. Os papéis preferenciais do Bradesco, que passaram à recomendação de "compra", subiram 4,04% e foram o principal destaque do setor na Bolsa ontem. As ações PN do Itaú, que apresenta seu balanço de 2007 hoje, valorizaram-se em 2,38%.
A nova atuação do Banco Central no mercado de câmbio não deteve mais uma apreciação do real. No fim das operações, o dólar era vendido a R$ 1,758, em baixa de 0,62%. No ano, a moeda americana tem queda acumulada de 1,07%.
Para o fim do ano, o mercado espera que o dólar esteja a R$ 1,80, como mostrou a pesquisa do BC divulgada ontem.


Texto Anterior: Crise: Ford pode demitir até 9.000 nos EUA
Próximo Texto: Valorização: Gerdau sobe até 10% e lidera altas na Bolsa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.