São Paulo, quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@grupofolha.com.br

Para LCA, crise no país não será nem marola nem tsunami

A LCA descartou a hipótese de recessão técnica para a economia brasileira neste início de ano. A revisão das perspectivas da consultoria, que acaba de ser concluída, indica que, após ter recuado 1,8% no último trimestre do ano, o PIB voltará a crescer neste trimestre, em um ritmo próximo a 0,5%. Para que se caracterizasse a recessão técnica, seriam necessários dois trimestres consecutivos de encolhimento do PIB.
Entre os motivos para a revisão, estão indicadores como o aumento da confiança do consumidor, a percepção de crescimento de encomendas à indústria feita a partir de sondagens da Fiesp e o incremento na concessão do crédito divulgado pelo Banco Central. Ainda entram na conta o crescimento da produção e das vendas na indústria automotiva em janeiro.
"Como a parada na economia no quarto trimestre de 2008 foi muito abrupta, imaginar um primeiro trimestre de crescimento não é nenhum absurdo", afirma Francisco Pessoa, economista da LCA.
Segundo ele, não é impossível imaginar que 2009 será, até mesmo, um ano menos feio do que o esperado. No segundo trimestre, diz ele, começarão a fazer efeito algumas iniciativas do governo, como o aumento do salário mínimo e da aposentadoria, bem como os pacotes monetário e fiscal. Mais à frente, no segundo semestre, a LCA espera que a economia mundial comece a dar sinais de melhora.
"[A crise] não será nem marola nem tsunami", diz Pessoa. "Podemos falar em um semidescolamento da economia brasileira, porque há uma série de fatores internos que nos protegem um pouco."
Segundo a LCA, pela primeira vez, a política econômica doméstica tem raio de manobra para adotar medidas anticíclicas, que reduzam os impactos da crise externa no país. Entre outros diferenciais, segundo Pessoa, estão o fato de o sistema financeiro brasileiro ser sólido e de não ter havido destruição de riqueza, como nos EUA.
A consultoria estima que o PIB brasileiro cresça 2,6% em 2009, um ponto percentual acima das projeções do boletim Focus, do BC, de 1,7%, e acima das de outras consultorias, que preveem estagnação neste ano.
Na projeção anterior, a LCA estimava crescimento de 2,8% no PIB. O percentual foi reduzido em razão do recuo das exportações brasileiras. Com a projeção de maior queda no PIB americano (que passou de 1,1% para 1,5% no ano), a retração nas exportações do país também aumenta. Cada ponto percentual de queda nas exportações significa redução de 0,14 ponto percentual no crescimento do PIB.
"O grau de incerteza ainda é enorme e haverá grandes disparidades setoriais e regionais com relação à crise, mas podemos dizer que o fundo do poço pode ter acontecido no fim de 2008", diz Pessoa.

PAPEL
O setor de papel e celulose está em negociação com o governo federal para a edição de medidas para enfrentar a crise econômica. Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Bracelpa (associação do setor), apresentou as prioridades na área ao ministro Guido Mantega durante reunião na semana passada: ampliação das linhas de financiamento para as operações de pré-embarque de celulose, apoio nos seguros de crédito para exportação e redução dos impostos dos investimentos. Para o papel, o pleito é por coibição do desvio de papel declarado como imune e ampliação dos programas governamentais para aquisição de livros didáticos.

VIZINHANÇA
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, em visita oficial ao Brasil, na segunda- -feira, será recebido pelo Grupo de Líderes Empresariais, em São Paulo. Uribe fará palestra sobre os cenários da transformação econômica na Colômbia. Tony Jozane Amar, embaixador da Colômbia no Brasil, vai participar da mesa de debates.

SERPENTINA
O Camarote Bar Brahma em São Paulo já movimentou R$ 5 milhões neste ano. Serão atendidas cerca de 2.500 pessoas por noite no espaço de 3.000 m2 no Anhembi. O faturamento do camarote está 20% maior, na comparação com 2008.

EM CASA

Conhecida pelas peças de design internacional, a Micasa, loja de decoração e design do empresário Houssein Jarouche, vai passar a vender trabalhos de artistas nacionais. A estratégia, segundo Jarouche, adapta-se bem ao cenário econômico atual, mas faz parte de um plano maior, de incentivar o design brasileiro e potencializar a indústria de móveis no Brasil. "Com a importação, o design fica inacessível e já faz tempo que estamos querendo trabalhar essa ideia do design para todos os públicos", diz. A Micasa vai importar somente o que houver de muito especial no exterior. Jarouche pretende propor ao IED (Instituto Europeo di Design) a criação de um concurso para talentos brasileiros e está negociando um espaço em Milão onde serão apresentadas as criações brasileiras em 2010.

NA TAÇA

Empresários americanos acabam de fundar no Brasil a holding de bebidas A&M Corp., que será presidida pelo brasileiro Luiz Eduardo Arroxellas. A empresa quer estimular o consumo de vinhos americanos, hoje raros no país, e vai trazer mais de 150 rótulos, que reúnem safras como o Cardinale 2004. A A&M Corp., que já comprou a importadora IVIX, de Vitória, tem na mira outras empresas no país, segundo Arroxellas. Além de vinícolas americanas como Kendall Jackson, a empresa fechou contratos com outras, de países como Chile, França, Argentina e Portugal.

VAPOR
Angra 1 está se preparando para realizar a troca dos geradores de vapor em março. A usina está desligada desde o dia 24 de janeiro a fim de se adaptar para receber a operação. Os antigos geradores serão armazenados no DIGV (Depósito Inicial dos Geradores de Vapor), na própria Central Nuclear, em Angra dos Reis.

SALA DE AULA
O instituto Acende Brasil está inaugurando uma nova frente de atuação: a área de cursos. O primeiro será "Fundamentos do Setor Elétrico Brasileiro", ministrado por professores da USP. A expectativa é que a primeira turma seja formada até abril.

ANGOLA
Carlos Fleury, diretor- -executivo do Irib (Instituto de Registro Imobiliário do Brasil), participa, até sábado, em Luanda, de um grupo de trabalho para contribuir com um projeto de construção de 1 milhão de casas populares em Angola.

PRÉ-AGENDADO
A agência PeraltaStrawberryFrog do Brasil criou uma campanha para a Quaker do México, na qual consumidores marcam, pela internet, encontros que acontecerão em 20 anos. Veiculada nos sete canais de TV do país simultaneamente, a campanha, que fala de qualidade de vida e longevidade, irá agora à Colômbia.


com CRISTIANE BARBIERI (interina), JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI


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