São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

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Rodoanel terá tarifa menor que rodovias de SP

MARINA GAZZONI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O novo modelo de concessão de estradas adotado pelo governo paulista no trecho Oeste do Rodoanel resultou em tarifas menores que as cobradas nas demais rodovias privatizadas do Estado. Segundo cálculos da NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), o custo médio do pedágio por quilômetro para carros de passeio será de R$ 0,037 no Rodoanel.
Mesmo abaixo das concessões estaduais, o custo por quilômetro do pedágio ficou 36% acima do mais recente leilão de estradas federais, realizado no final do ano passado, de R$ 0,027.
Para a Abdib (Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base), o deságio de 61% sobre a tarifa inicial do leilão prova que o modelo de concessões resulta em taxas menores.
A NTC&Logística também viu com otimismo o resultado do leilão. "Especialmente se lembrarmos o modelo proposto anteriormente de concessão, com valor fixo do pedágio de R$ 4,50", disse em nota o presidente da entidade, Flávio Benatti.
Já o presidente da ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias), Moacyr Duarte, avaliou o modelo adotado como melhor para os consumidores, indiferente às empresas e pior para o governo, que recebe um valor menor.
Neste ano, também devem ser leiloadas pelo governo de São Paulo as concessões das rodovias Ayrton Senna/Carvalho Pinto, Dom Pedro 1º, Raposo Tavares e Marechal Rondon Leste/Oeste.


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