São Paulo, quinta, 12 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTEGRAÇÃO
Países do Mercosul e da Comunidade Andina devem fechar um acordo parcial sobre a redução de tarifas até setembro deste ano
Área de livre comércio é adiada para ano 2000

DENISE CHRISPIM MARIN
da Sucursal de Brasília

A criação da área de livre comércio entre o Mercosul e a Comunidade Andina (Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) deverá ser adiada para o ano 2000, conforme decisão tomada pelos negociadores dos dois blocos em fevereiro.
Esse acordo reforçará a estratégia do Mercosul de implementar a integração comercial da América do Sul, segundo o embaixador José Botafogo Gonçalves, secretário de Assuntos de Integração, Econômicos e de Comércio Exterior do Itamaraty.
Sua assinatura, agora, está prevista apenas para o final de 99. Em tese, essa seria uma alternativa para o Mercosul se esquivar das negociações com os Estados Unidos para a formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
Para não deixar em aberto a discussão, até setembro deste ano deverá ser fechado um acordo comercial parcial entre o Mercosul e cada um dos países andinos, que se concentrará na renegociação das atuais preferências comerciais (as reduções de tarifas para listas de produtos), definidas no âmbito da Aladi (Associação Latino-americana de Integração).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.