São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMÉRCIO INTERNACIONAL

Brasil, EUA, UE e Índia aparam arestas na OMC, diz Amorim

DA BLOOMBERG

Estados Unidos, União Européia, Índia e Brasil fazem avanços que já duram cinco anos para chegar a um consenso nas atuais conversações no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC), disse ontem o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim em Nova Déli, na Índia.
""As diferenças vão diminuindo vagarosamente", disse à imprensa. ""Prevejo que chegaremos aos contornos gerais do cronograma e dos processos com estas conversações." Amorim se reúne com a representante de Comércio dos EUA, Susan Schwab, o comissário de Comércio da UE, Peter Mandelson, e o ministro do Comércio da Índia, Kamal Nath. As negociações têm seu final marcado para amanhã.
Segundo Mandelson, os negociadores precisam alcançar, no encontro, solução que faça as negociações avançarem ou se arriscam a perder a chance de firmar acordo mundial em 2007.
Um consenso entre os quatro governos é um dos pré-requisitos para que os demais membros da OMC cheguem a um compromisso sobre corte dos subsídios aos agricultores, redução das tarifas alfandegárias sobre importações de máquinas e abertura dos mercados a bancos ou seguradoras estrangeiras, acelerando, ao mesmo tempo, as vistorias dos produtos que cruzam as fronteiras.


Texto Anterior: Agronegócio: Ministro sinaliza que há cartel nas exportações de carnes
Próximo Texto: Mercado: Vale e Previ querem lançar ação da Usiminas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.