São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pouco utilizada, declaração simplificada on-line é extinta

DA REPORTAGEM LOCAL

A Receita Federal decidiu acabar com uma das formas de declaração mais simples que existiam: a simplificada on-line. Esse sistema podia ser usado pelo contribuinte que tivesse patrimônio de até R$ 20 mil (ao final do ano) e optasse pelo desconto-padrão de 20%.
Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a Receita extinguiu essa forma de declaração porque poucos contribuintes a usavam. "A declaração simplificada on-line tinha pouca qualidade de informação e custo elevado. Para a Receita, não interessava mais mantê-la."
No ano passado, cerca de 383 mil contribuintes usaram essa forma de declaração (cerca de 1,6% dos declarantes). Em geral, ela era usada por contribuintes jovens, que tinham ingressado no mercado de trabalho havia pouco tempo, com conta bancária, mas que ainda não tinham patrimônio elevado, como carros e imóveis. (MC)


Texto Anterior: Internet facilita e a restituição vem mais cedo
Próximo Texto: Antecipar restituição do IR exige cuidados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.