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Frio faz roupa ser presente preferido de Dia das Mães
Compras vinham sendo de itens de maior valor
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A chegada de uma frente fria
às vésperas do Dia das Mães
mudou o panorama dos gastos
com presentes, segundo análise
da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Itens de menor valor, como roupas e calçados, pagos com cheque, passaram a predominar, no lugar das
compras de valor mais alto, pagas no crediário, como móveis e
eletrodomésticos.
A expectativa era que as compras no crediário continuassem na liderança, como vinha
ocorrendo até a quarta-feira, 8,
quando chegou o frio e as consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito),
utilizado nas compras a prazo,
desaceleraram.
Até a quarta-feira, do total de
consultas realizadas aos serviços de crédito da associação, as
do SCPC eram 5,4% maiores
que as do mesmo período de
2006, e as realizadas ao Usecheque, 5,1%. Após a chegada
do frio, esses índices mudaram
de proporção: o total de consultas de crediário passou a ser
3,9% superior às de 2006, e do
cheque, 6,8% maior.
Segundo o economista Emílio Alfieri, da ACSP, "o consumidor é sempre um utilitarista,
se não precisar, ele não compra
roupa de frio".
A temperatura caiu de forma
abrupta em vários Estados do
país desde o dia 8. Na madrugada de quinta-feira, 9, o Inmet
(Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 9,7C em
Santana (zona norte de SP).
Segue inalterada, porém, a
previsão geral das vendas para
o Dia das Mães, estimada entre
5% e 6% sobre o mesmo período do ano passado. Segundo
Alencar Burti, presidente da
ACSP, os fatores macroeconômicos que impulsionam o uso
do crediário continuam exercendo influência sobre o consumidor -queda dos juros,
alongamento dos prazos, aumento no volume de crédito.
Imposto do presente
O peso dos impostos nos presentes que as mães vão receber
chega a ultrapassar 50%, afirma pesquisa realizada pela empresa VerbaNet Legislação
Empresarial. "No Dia das Mães,
o maior presente vai para o
leão", afirma o consultor Ernesto Dias de Souza.
Segundo o estudo, entre os
produtos que lideram a lista
dos mais vendidos e desejados
está o telefone celular com câmara, cuja carga tributária é de
27,08%. Um aparelho de DVD,
por sua vez, tem 36,65% de impostos embutidos, e um perfume importado, 52,4%.
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