São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

SURPREENDENDO
Os produtores de café temiam uma não uniformidade na maturação dos grãos. Mas o início da colheita surpreende devido à baixa presença de grãos verdes. O café arábica apresenta boa bebida e aparência, apuraram os técnicos do Cepea.

À ESPERA
A manutenção da qualidade do café depende, no entanto, da ocorrência de clima seco, tendência para os próximos meses, segundo as estimativas.

SAFRA RECUA
A produção mundial de café deve recuar para 122 milhões de sacas em 2009/10, com queda de 5% em relação à anterior, conforme estimativas do OIC (Organização Mundial do Café) divulgadas pela Bloomberg.

BOI EM QUEDA
O preço do boi gordo voltou a cair ontem. Pesquisa da Folha indicou que a arroba recuou para R$ 78,50, em média, no Estado -queda de 0,64%. Desaceleração nas vendas e melhora na oferta de animais enfraqueceram os preços.

MAIS CARNE SUÍNA
O desafio da suinocultura é elevar o consumo per capita de carne para 15 kg por ano nos próximos três anos -hoje são 13 kg. A afirmação foi feita ontem por Irineu Wessler, da ABCS (associação dos criadores), na abertura da AveSui, em Florianópolis (SC).

CENÁRIO POSITIVO
Avicultores gostaram do que ouviram de Luiz Fernando Furlan, da BR Foods, palestrante da feira. Furlan confia em melhoria do mercado, mas teme pelos custos elevados da soja. Já Jim Long, do Canadá, estima que a suinocultura decola nos próximos dois anos, mas o setor deve ficar muito atento à questão da sanidade.

DEMANDAS DIVERSAS
O Brasil deverá fornecer conhecimentos específicos nas áreas de milho, soja e gados de leite e de corte para países africanos. Brasileiros e africanos fazem encontro em Brasília para aumentar a cooperação, que inclui também a troca de tecnologia na área de pesquisas.

QUALIDADE
Neste início de safra, a produção de açúcar é 47% maior do que a de igual período de 2009. Já a de álcool cresce 27%. A qualidade da cana, no entanto, teve pouca alteração, com a ATR (Açúcares Totais Recuperáveis) superando em 1,9% a do ano passado.

BOM PARA O BRASIL
Os dados de soja e de milho referentes à safra 2010/11 divulgados pelo Usda não trouxeram grandes novidades, segundo a AgRural. A boa notícia ficou para a volúpia chinesa, que deve importar 46 milhões de toneladas nesta safra e 49 milhões na de 2010/11.


Texto Anterior: Pane na Bolsa: Nasdaq informa que cancelou 10 mil operações
Próximo Texto: Elétricas vão "pagar" por falta de luz
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.